*Professor de Marketing da Faculdade de Economia do Porto
O Prof. Pardal é um simpático personagem criado pelo grande Walt Disney. Como muitos certamente se recordarão, o Prof. Pardal é um inventor, extremamente criativo, mas que tinha o dom de conceber coisas que, na maioria dos casos, não servem para nada.
O que é que isto tem a ver com o marketing? Muito, pois aquilo que falta ao nosso bom amigo Prof. Pardal é exactamente uma boa dose de orientação para o mercado. De facto, não basta ser criativo – é também importante que aquilo que se cria corresponda a uma necessidade e que, em última instância, seja capaz de gerar valor quer para o cliente quer para a empresa.
Portugal costuma ser muito premiado em certames de inventores – mas, e em compensação, tem sido um país com níveis de inovação relativamente baixos face aos nossos parceiros comunitários. E a razão é esta: temos demasiados Profs. Pardais. O que em si não é mau – longe de mim criticar a capacidade criativa de muitos portugueses. Só que não chega. Há que ir mais longe. Há que criar competências de marketing, transformando uma simples invenção numa verdadeira inovação. E isso só se consegue desde que haja criação de valor para o cliente e para a empresa.
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