21 de junho de 2010

Opiniões que Marcam

*Director-geral Wunderman


 


 


Ser júri em Cannes é realmente um marco fundamental para um profissional desta indústria que tem assistido a constantes reinvenções, nos últimos anos.


 


O Direct Marketing, ou Marketing Relacional, termo que demonstra esse esforço de reinvenção e que nos é tão caro, principalmente nos países latinos, tem desde há muito festivais conceituados que asseguraram a sua confirmação e legitimação e que possuem o seu legítimo e consagrado prestígio. Mas não é exagero afirmar que desde que o Festival de Cannes decidiu agregar todas as disciplinas, geralmente consideradas menos tradicionais, claramente adicionou valor, prestígio e visibilidade a todas estas disciplinas. A inclusão das diversas disciplinas foi, não só, uma decisão corajosa e inteligente como também uma decisão que reflecte a nossa realidade como indústria na actualidade. A capacidade de integrar disciplinas, ou pelo menos, a aplicação adequada de regras específicas de cada uma delas na solução de comunicação é um exercício comum no dia a dia de qualquer profissional e que é extremamente valorizado por qualquer júri de qualquer categoria no momento em que está a avaliar a excelência de um trabalho.


 


 


Não tenho dúvidas de que esse será um desafio cada vez mais constante e uma oportunidade para criar saliência e diferenciação, tal como não tenho dúvida absolutamente nenhuma de que os princípios associados ao Marketing Relacional - envolvimento, interacção, resposta, diálogo e medição - estarão cada vez mais presentes em trabalhos tipicamente encaixados noutras disciplinas da comunicação.


 


Para mim, como português e como profissional desta área por convicção, é uma verdadeira honra e um puro prazer poder fazer parte deste festival este ano.

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