7 de maio de 2010

Opiniões que Marcam

*Director de Relações Institucionais, Marca e Comunicação Sonae 

 

 

Hoje vou debruçar-me sobre uma marca humana, também mutante, e que considero ser actualmente um dos melhores exemplos do que se faz bem em Portugal.

O dono desta marca é Paulo Furtado, um Conimbricence vocalista e músico blues, exímio executante de guitarra, mas também de harmónica, de bateria, de Kazzoo (recomendo a pesquisa sobre este pequeno mas muito interessante instrumento) e certamente de muitos outros instrumentos e suportes analógicos e electrónicos de música e que o transformam num “One man Band”.

Ele é “The Legendary Tigerman”.

Olhando mais atentamente para Tigerman vemos claramente os atributos que uma boa marca deve ter:

1.       um excelente “brand name” – “The Legendary Tigerman” – “Legendary” é sinónimo de lenda, de mito, de história, de um passado sólido, reconhecido e credível, algo que todas as boas marcas desejam ter. A isto junta-se o “Tigerman” misturando o misticismo mas também a força, astúcia e no limite até de curiosidade da descoberta do produto e que normalmente conduz à sua compra.

2.       uma embalagem bem desenhada e apelativa – corpo esguio tatuado, guitarra blues em punho, o passado e o presente do rock espelhado nos óculos que sempre o acompanham. O cabelo cortado num estilo sixties faz com que vejamos nele o retrato do músico dos anos 60/70, que acredita muito no que faz; fá-lo claramente por gosto e que acredita em si mais do que em tudo o que o rodeia, por isso em palco basta ele. Olhando o Tigerman vemos a mítica “route 66” no horizonte, vemos Elvis, vemos Jim Morrisson, vemos personificações de mitos que se tornaram lendas e vêmo-los ali no palco, ao vivo, em 2010.

3.       qualidade – ninguém fica indiferente à qualidade das suas músicas, do seu ritmo, da sua versatilidade e energia contagiante. Assistir a um concerto de Tigerman e experienciar algo de claramente novo, original e com valor.

4.       e “last but not least” um pricing muito competitivo que o tornam acessível a todas as classes, a todas as regiões, a todas as cidades, a todos os públicos – de Famalicão a Vagos, do Plano B a Estremoz – Tigerman está aí para quem o quiser ver e apreciar a sua energia e capacidade de, sozinho em palco, construir um espectáculo singular e original.

 Esta marca construiu uma proposta de valor original, muito difícil de replicar ou concorrer e, tal como em todos os mercados, também no da Música “The Legendary Tigerman” construiu o seu território próprio, o seu “Blue Ocean” e por aí tem vindo a conquistar mais público, mais sucesso e claramente uma imagem de/que marca.

 Tudo sobre Tigerman em http://www.myspace.com/thelegendarytigerman;

 Recomendo!

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