12 de abril de 2010

Opiniões que Marcam

Os longos dias chuvosos de Inverno parecem ter ficado para trás, com o sol e o tempo primaveril a darem os primeiros ares da sua graça. A predisposição das pessoas para passarem mais tempo na rua aumenta e a boa disposição para usufruir dos espaços públicos vai crescendo.


Tendo a comunicação exterior uma relação muito directa com o espaço público e com as pessoas, não pode ser alheia às mudanças meteorológicas, já que quanto mais amenas, melhores condições existem para se fazerem campanhas na rua, iniciativas comunicacionais, projectos no âmbito da reabilitação, entre outros.


Relembrando uma das observações feitas por Jean-Charles Decaux, aquando de uma das suas visitas ao nosso país, a comunicação exterior Portugal tem um “grande potencial de crescimento, precisamente porque o clima permite às pessoas passarem muito tempo na rua”, sendo este um dos grandes segredos para o sucesso da comunicação exterior. Exemplo desse potencial é o facto de Portugal ser um país pioneiro na implementação de algumas soluções da JCDecaux.


Depois de um Inverno atípico e particularmente rigoroso, Portugal parece estar a regressar às condições que o caracterizam como país de sol e de bom tempo, Com isto, pode-se potenciar o mercado da comunicação exterior em toda suas vertentes, nomeadamente, através de um melhor aproveitamento dos espaços públicos.


Numa relação causal e natural, o bom tempo motiva as pessoas a relacionarem-se com o espaço público e, consequentemente, a envolverem-se mais com a comunicação exterior e a utilizarem o mobiliário urbano. Dos relógios aos quiosques, passando por outros suportes ou equipamentos, todos poderão ser explorados de uma forma mais intensa pelos cidadãos.


Não obstante a eficácia e a funcionalidade serem factores constantes ao longo de todo o ano, no que diz respeito aos suportes de comunicação exterior, a verdade é que a predisposição das pessoas altera por completo a sua relação com o ambiente envolvente e, consequentemente, com os vários suportes de mobiliário urbano.


Cientes dessa dinâmica, as marcas e os produtos procuram igualmente adaptar-se às estações do ano e vão promovendo campanhas que possam ir de encontro aos “estados de espírito” das pessoas.


Apesar destes primeiros dias da Primavera já terem trazido algumas novidades interessantes em termos de campanhas, espera-se que os próximos meses sejam ainda mais frutuosos.


Deseja-se também que a chegada da Primavera possa trazer mais confiança aos vários sectores do mercado e que 2010 possa contribuir para uma viragem positiva no clima económico nacional.

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