1 de abril de 2010

Opiniões que Marcam

* Director Criativo da Albionlondon


 


É costume dizer-se que, quando o produto é bom, o criativo sai da frente (ver anúncios da Apple), por isso, sendo hoje dia 1 de Abril, dia das mentiras, não posso deixar de aproveitar a deixa. Vou falar de verdades. (espero que não confundam esta opção com preguiça mental, desta vez não é o caso).


 


O único problema é que, no caso das verdades, cada um tem a sua, e o que eu considero uma certeza inabalável, o leitor pode muito bem considerar um considerável disparate. É também o problema da publicidade. Está longe de ser uma ciência. Mais perto de ser uma opinião.


 


Com esse facto em mente, decidi então escrever uma serie de afirmações e deixar ao leitor a decisão entre se estas serão verdade ou mentira. Parece-me uma opção muito mais interessante do que aborrecer quem se deu ao trabalho de ler esta coluna com as minhas opiniões individuais. E estando nós online, parece-me também ser a opção mais relevante. Afinal a net é suposto ser sobre interactividade.


 


Será esta a primeira coluna de opinião interactiva do mundo? Vamos assumir que sim, hoje é o dia certo para o fazer, e avançar com as afirmações:



 


1. No futuro, as agências de publicidade não vão ter duplas criativas, mas uma mescla de redactores, directores de arte, programadores, etc.
a. V[  ] M[  ]


 


2. Em publicidade, hoje em dia, é mais importante agir rapidamente e correr o risco de cometer erros do que não agir, para os evitar.
a. V[  ] M[  ]


 


3. Actualmente, para uma marca, ser diferente só por ser diferente, não é só uma possibilidade, é uma necessidade.
a. V[  ] M[  ]


 


4. Os criativos não se encontram só no departamento criativo.
a. V[  ] M[  ]


 


5. ‘Publicidade’ ainda é a melhor palavra para definir o que fazemos.
a. V[  ] M[  ]


 


6. As pessoas não lêem os anúncios. Não interagem com banners. Não gostam de publicidade. Não vêem televisão…
a. V[  ] M[  ]


 


7. Nos dias que correm, é mais importante para uma marca manter uma conversa com o consumidor do que tentar vender-lhe um produto.
a. V[  ] M[  ]


 


8. ‘O João acha que o logotipo está muito pequeno’ soa melhor do que ‘o cliente acha que o logotipo está muito pequeno’. Os clientes têm nomes próprios, usem-no se os quiserem manter (os clientes, não os nomes)
a. V[  ] M[  ]


 


9. Prazos pequenos não são compatíveis com grandes ideias.
a. V[  ] M[  ]


 


10. Nunca se deve apresentar mais do que uma ideia ao cliente (desculpem, ao João), afinal nós é que somos os especialistas.
a. V[  ] M[  ]



 


Se o estimado leitor quiser saber quais são as minhas verdades, ou informar-me das suas, faça favor de me contactar através do andrepimentamoreira@me.com.


 


Até breve.

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