* Director Criativo da Albionlondon
É costume dizer-se que, quando o produto é bom, o criativo sai da frente (ver anúncios da Apple), por isso, sendo hoje dia 1 de Abril, dia das mentiras, não posso deixar de aproveitar a deixa. Vou falar de verdades. (espero que não confundam esta opção com preguiça mental, desta vez não é o caso).
O único problema é que, no caso das verdades, cada um tem a sua, e o que eu considero uma certeza inabalável, o leitor pode muito bem considerar um considerável disparate. É também o problema da publicidade. Está longe de ser uma ciência. Mais perto de ser uma opinião.
Com esse facto em mente, decidi então escrever uma serie de afirmações e deixar ao leitor a decisão entre se estas serão verdade ou mentira. Parece-me uma opção muito mais interessante do que aborrecer quem se deu ao trabalho de ler esta coluna com as minhas opiniões individuais. E estando nós online, parece-me também ser a opção mais relevante. Afinal a net é suposto ser sobre interactividade.
Será esta a primeira coluna de opinião interactiva do mundo? Vamos assumir que sim, hoje é o dia certo para o fazer, e avançar com as afirmações:
1. No futuro, as agências de publicidade não vão ter duplas criativas, mas uma mescla de redactores, directores de arte, programadores, etc.
a. V[ ] M[ ]
2. Em publicidade, hoje em dia, é mais importante agir rapidamente e correr o risco de cometer erros do que não agir, para os evitar.
a. V[ ] M[ ]
3. Actualmente, para uma marca, ser diferente só por ser diferente, não é só uma possibilidade, é uma necessidade.
a. V[ ] M[ ]
4. Os criativos não se encontram só no departamento criativo.
a. V[ ] M[ ]
5. ‘Publicidade’ ainda é a melhor palavra para definir o que fazemos.
a. V[ ] M[ ]
6. As pessoas não lêem os anúncios. Não interagem com banners. Não gostam de publicidade. Não vêem televisão…
a. V[ ] M[ ]
7. Nos dias que correm, é mais importante para uma marca manter uma conversa com o consumidor do que tentar vender-lhe um produto.
a. V[ ] M[ ]
8. ‘O João acha que o logotipo está muito pequeno’ soa melhor do que ‘o cliente acha que o logotipo está muito pequeno’. Os clientes têm nomes próprios, usem-no se os quiserem manter (os clientes, não os nomes)
a. V[ ] M[ ]
9. Prazos pequenos não são compatíveis com grandes ideias.
a. V[ ] M[ ]
10. Nunca se deve apresentar mais do que uma ideia ao cliente (desculpem, ao João), afinal nós é que somos os especialistas.
a. V[ ] M[ ]
Se o estimado leitor quiser saber quais são as minhas verdades, ou informar-me das suas, faça favor de me contactar através do andrepimentamoreira@me.com.
Até breve.
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