Depois da Argentina, uma referência criativa onde se cria do bom e do melhor, a ideia ruma agora para Espanha, até porque há que testar na Europa, em mercados mais evoluídos e exigentes, algo inovador protagonizado por uma poderosa Marca – A PEPSI, que deixou cair o segundo P e passou a PESI.
Alguém descobriu, ao fim de décadas, que os espanhóis não pronunciam o nome da Marca “comme il faut”, e isso originou a criação de Spot Tv com o “el niño” Fernando Torres, e um realizador histérico a gritar Cut, Cut, Cut!
http://www.youtube.com/watch?v=xYWF8YeTqmA
PESI e Não PEPSI.
É assim que é dita e é assim que passará (?) a ser escrita. Na verdade os espanhóis dão-se mal com as línguas! Alguém imaginaria há uns anos, isto a acontecer?
A Marca é sagrada, intocável etc… O tal conceito “Glocal” ou seja adaptar aos mercados locais toda a Estratégia de Comunicação da Marca. O respeitinho é uma coisa muito bonita, etc…etc… Aqui não é adaptar. É ceder ao que o consumidor quer. É ser menos corporativa e distante e “descer” ao consumidor. Conversar com ele. Tu cá tu lá e reduzir distâncias! E isso, é algo que as pessoas apreciam. Revela intimidade e confiança, de parte a parte.
Mais exemplos de marcas, que têm os olhos bem focados nos seus consumidores, e que os convidam à participação:
A Benetton escolhe na net a cara da sua futura campanha mundial.
A Nespresso pede para escolher o fim dos spots, com o George Clooney
A Macdonalds desafia a criar os seus spots publicitários.
E a coisa não vai ficar por aqui…
Testam-se logótipos, campanhas, packaging, nomes. As escolas promovem concursos… A grande diferença é que hoje não há uma equipa a trabalhar para o consumidor. Ele faz parte dessa equipa e tem um peso muito sério e é convidado à participação, como a jovem portuguesa que concorreu a este concurso e ficou em segundo lugar… http://www.designeurope2010.eu/index.php?lang=pt
Vale tudo…tudo o que seja cimentar, aprofundar… a RELAÇÃO!! Tem a palavra e a ACÇÃO, o consumidor. Também ele, hoje, um Criador de Conteúdos.
Isto só confirma o poderio crescente do consumidor, mais interventivo e participativo em todo a o processo de criação de produtos e Marcas.
Sai mais barato (?) as agências criativas choram… mas vamos ver o que isto vai dar…
Uma coisa é certa. Nada é adquirido, novas abordagens, métodos, modelos, tácticas, vão proliferar cada vez mais. E os profissionais vão ter que viver e lutar nesta nova arena. Já escrevia o Sérgio Zyman, (Chief Marketing Officer da Coca-Cola) no ano 2000 no seu livro - “It’s the end of Marketing as we know it “ e no ano seguinte “It’s the end of Advertising as we know it”. E claro “it’s the end of Consumer as we know it”… e por aí fora!!
Este passo da Pepsi, é assim uma espécie de acordo ortográfico… i.e. escrever tal como se diz.
A Pepsi sempre arriscou e sempre teve uma atitude challenger face à Coca-Cola e para mim fazia da melhor publicidade comparativa do mundo. Vamos ver se o Fernando Torres, o puto do Liverpool, marca golo nesta jogada diabólica da Marca. E se a moda pega? Será que por aqui vamos ter uma nova campanha do IQUEIA!!!
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