Confesso que fui algo resistente ao fenómeno. O que é um facto, é que passado algumas insistências, lá caí no convite que me foi endereçado.
O FaceBook tem essa particularidade de estarmos sempre a encontrar caras novas, ou velhas…mas tem muito mais.
Tem causas, tem vídeo e imagem, tem leilões, tem jogos e quizes e passatempos e aquilo que a imaginação de cada um ditar…Incluindo naturalmente as ideias de quem tem budgets de Marketing para gerir e optimizar nestes tempos muito complexos. E tem MARCAS. E se tem MARCAS tem fãs!
Eu sou da Mercedes, da Ach Brito, entre outras, do Imagens de Marca e no futuro, serei de mais seguramente. E já sou fã do futuro Quiosque, ou Espaço, que vai abrir, finalmente, no Jardim da Estrela…
O FB pode ser e é também um Brand Book. Elas desfilam por ali e não vão parar …e cada uma mostra-se à sua maneira. A Nicola, com as suas frases Criativas nos Mupis, também anda por lá e a ser partilhada… A explosão da Publicidade desde o Rei dos Frangos, à LG vai continuar!
Estamos a falar de 350 milhões de utilizadores, ou melhor apreciadores, do FB. O FB tem essa força. Não é um site utilitário. Partilha-se experiências, pontos de vista, faz-se recomendações e naturalmente, marcam-se encontros… O FB, acredito, saudavelmente consumido, pode ser uma óptima companhia, para todas as idades.
Claro que quem lá está e vai abrindo o seu jogo, de preferências, desde livros, viagens, cultura, música, desporto, etc…etc…vai permitindo a construção detalhada e pormenorizada do seu perfil, ou cadastro.
O FB tal como a Internet pode ser maravilhoso ou odioso. Pode ser bipolar. Pode dar para defender o TGV e o casamento entre homossexuais…
Pode gostar ou odiar uma Campanha. Que o diga o Pingo Doce e a recém chegada agência do DUDA. Graças ao FB esta agência “newcomer” disparou em notoriedade.
Pode ser defensor ou acusador de todo o tipo de causas. Nós, enquanto pessoas, civilizadas e normais, só lá pomos o que quisermos.
Mas não é bem assim, até porque fiz-me fã duma Marca, adjectivei-a com um palavrão super elogioso e passados 10 minutos recebi o mail abaixo da dita Marca a censurar a frase.
“Boa tarde António, devido a contigências linguísticas não nos é permitido manter o seu comentário no Mural da nossa página. Pedimos desculpa pelo incómodo. Esperamos que continue connosco. Aproveitamos ainda para Desejar um Excelente 2010!”
Se o titulo desta coluna é exagerado? Talvez! Mas hoje alguém tem certezas ou raramente tem dúvidas e se engana?
PS: Um bom 2010 para todos !
O número pelo menos é bonito.
Comentários (0)