Há algum tempo abordei nesta mesma coluna o tema da sustentabilidade e a crescente importância do ARQUITECTAR 09 – Prémio SQUARE Arquitecto revelação, no sector imobiliário.
Penso que nunca é demais referir o enorme peso deste sector no consumo energético nacional – mais de 1/3 do consumo energético (incluindo a operação de construção), sendo que, absorve cerca de 60% da energia eléctrica.
Referi então, que o Prémio Arquitectar procurava sensibilizar a nova geração de arquitectos para a relevância da aplicação de conceitos de sustentabilidade aos seus projectos arquitectónicos.
E já temos vencedor!
De 95 candidaturas resultaram 80 projectos e a apreciação do júri sobre o projecto vencedor reflecte a sua dimensão inovadora e artística:
“Todo o conceito da casa é gerado a partir de uma ideia de sustentabilidade, a casa é em si a expressão de uma tecnologia solar passiva. A escolha da paisagem/lugar – o Douro vinhateiro, como lugar onde o homem interveio com arte e engenho é reutilizado com uma função habitacional em que a casa se incorpora nos socalcos e nas videiras de forma quase camaleónica, recriando-se sem ferir a paisagem, gerando pela inteligente disposição dos corpos o aproveitamento de todas as potencialidades naturais no que se refere a uma solução optimizada do ponto de vista da sustentabilidade. Acresce o enquadramento paisagístico e a boa funcionalidade dos espaços internos e externos.“ – Casa no Peso da Régua
Parabéns à dupla de Arquitectos – Nuno Miguel da Costa Brás e Marco Alexandre Simões da Silva
Nasceram duas marcas.
Imagens imperdíveis em http://www.square.pt/arquitectar.aspx
Comentários (0)