26 de novembro de 2009

Opiniões que Marcam


Estando numa época de que  palavra de ordem é sustentabilidade e corte de custos supérfluos,  deparei-me o outro dia com um caso de uma embalagem de um produto que pertence a uma multinacional, que me fez pensar nas oportunidades continuam a existir pelo mundo fora em matéria de poupanças de custos, emissões de CO2  e prevenção de resíduos.


 


Trata-se de um cartucho de tinta;  Não é necessário ser um especialista em packaging sustentável para o esmiuçar. 


O cartucho mede em cm: 6,5*4,5*4
A embalagem total mede : 20*14*5


 


A embalagem principal mede  3 vezes mais do necessário; este formato de embalagem impacta certamente no custo de transporte  pois as formas de calcular os preços de transporte estão directamente ligados a ocupação de espaço e peso. Neste caso ocupa 3 vezes mais espaço do necessário. Além do custo que será cobrado ao consumidor temos também  e rácio de emissões de CO2 por embalagem transportada.


 


Mas não ficando por aqui o produto que é vendido ao consumidor tem 3 embalagens entre   plástico que parece de muita boa qualidade, cartão e papel. Um custo desnecessário que  gera resíduos, afecta o ambiente  e certamente os custos de produção e manipulação que vão impactar o preço final do produto.


 


Além do desperdício no transporte e nos materiais, realço também a forma como vem embrulhado com aquele  plástico muito grosso daquele que  é  mesmo  difícil abrir,  e que se não temos uma tesoura por perto ficamos bastante arreliados. certamente o “easy open” não foi pensado.


 


Certamente os gestores de marketing da marca tem 1001 razões para justificar esta questão, já seja pela protecção do produto no transporte ou a visibilidade no ponto de venda.


 


O repensar a embalagem deste produto podia permitir alem de poupar o ambiente,  poupar também custos de transporte e produção que não acrescentam valor ao consumidor, aumentando a margem ou impactando essa poupança no preço de venda.


 


Julgo que está na hora para que  todos os responsáveis de marketing  que gostam de inovar ,  sejam mais sensíveis a estas questões e  repensem  como manter  a protecção dos produtos e a visibilidade na prateleira sem que isso tenha custos para o ambiente nem para o consumidor.  Cabe aos marketeers liderarem o processo do eco-design e não ficarem  a espera de ser pressionados pelos consumidores para o fazerem, nessa altura pode ser tarde demais.


 


O consumidor agradece e o ambiente também.


 

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.