* Directora Geral da JCDecaux Portugal
O Outono costuma ser normalmente vivido pelas pessoas como uma breve passagem entre o Verão e a tão aguardada época natalícia. Na verdade, é cada vez menor o intervalo entre o fim do período estival e a chegada dos primeiros cânticos natalícios. Ou seja, o Natal parece chegar cada vez mais cedo.
Assim, a agitação começa a fazer-se sentir, com as marcas a comunicarem os seus produtos para o Natal e as pessoas a pensarem já na lista de compras. Além da vertente comercial, cada vez mais presente, é certo, o Natal é sobretudo um período de festa e de alegria, que não deixa ninguém indiferente ao espírito reinante.
É uma altura em que o comércio intensifica a sua actividade ao mesmo tempo que as pessoas enchem as ruas, com mais ou menos sacos, mas com muita boa disposição. O frio e o cheiro das castanhas compõem o ambiente natalício que, não poderia estar completo, sem as tradicionais iluminações de Natal.
Iluminações essas que se assumem cada vez mais como um acontecimento de primeira grandeza em várias cidades do mundo. Veja-se, por exemplos, casos como os de Nova Iorque ou de Paris, nos quais as iluminações de Natal se transformaram em momentos de celebração festejados pelos seus habitantes e por milhares de visitantes.
Também em Lisboa há muito que as iluminações de Natal se tornaram num acontecimento mágico, que preenche o imaginário de milhares de pessoas que durante algumas semanas se passeiam nas ruas da capital portuguesa. Mais do que um adereço, as iluminações de Natal são uma forma de potenciar relações e sentimentos que, por vezes, andam esquecidos ao longo do ano.
É por isso com bastante satisfação que a JCDecaux se junta novamente este ano à festa natalícia em Lisboa, em parceria com a conceituada Castros Iluminações. Depois do interregno de 2008, a JCDecaux volta a assumir o projecto das iluminações de Natal em Lisboa e retoma a fórmula de sucesso que durante anos foi do agrado das pessoas, das marcas patrocinadoras e das entidades oficiais.
Sem querendo desvendar o projecto, posso adiantar que as iluminações partirão de um centro colocado no Chiado e que se prolongarão por 40 ruas. Será também utilizada, pela primeira vez e de forma inovadora, fibra óptica nas iluminações.
Posso garantir que conceitos como qualidade, bom gosto e alegria vão estar associados às iluminações deste ano. Acima de tudo, vamos ter em consideração o interesse das pessoas, através de uma fórmula que possa de forma equilibrada contemplar os interesses de todas as partes envolvidas.
Comentários (0)