Nas últimas semanas levantou-se um movimento na net contra a nova campanha do Pingo Doce; eu, que raramente vejo canais generalistas, fiquei a saber da nova campanha através do dito movimento; é claro que fiquei muito curiosa e fui ver a campanha…
A minha primeira reacção foi…HORROR!!!! O que é isto? Que foleiro, que estranha produção entre mistura de um anúncio do Turismo de Portugal, daqueles com quem ninguém se identifica, com presumíveis lojas PD. Que musica irritante… vários adjectivos estridentes me vieram à cabeça.
Isto não tem nada a ver com o Pingo Doce, achei…e foi aí que comecei a pensar o meu envolvimento com a marca… Mas afinal qual a minha percepção do Pingo Doce? Eu sou cliente Pingo Doce, visito a loja pelo menos uma vez por semana e é lá que compro os produtos do dia-a-dia.
As razões principais que me levam a comprar no PD são muito objectivas:
1. Qualidade – Os produtos frescos são excelentes e os congelados marca Pingo Doce têm claramente a minha preferência vs. produtos de marca.
2. Conveniência – está perto da minha casa e consigo em 15 minutos comprar o que necessito.
3. Surtido – Para o meu tipo de consumo o PD tem um surtido “QB” que compensa a conveniência e a qualidade dos frescos.
4. Preços baixos – Não é isto o que me leva ao PD no entanto quem e que não gosta de comprar mais barato? Quero acreditar que a publicidade não mente e que estou a fazer boas compras. “PREÇOS MAIS BAIXOS” é o suposto argumento “DIFERENCIADOR” utilizado em todas as campanhas de todos os super e hiper do País, por isso não sei em quem acreditar.
Outras razões que certamente reforçariam a minha relação com a marca, mas que não é o forte do Pingo Doce:
Serviço – Regra geral, o Pingo Doce não se diferencia pelo serviço e pela simpatia dos seus empregados, mas tirando o El Corte Inglês não conheço mais nenhum super ou hiper que se destaque no serviço.
Instalações – No PD não procuro experiência de compra, de corredores largos, simpáticos, limpos e bem decorados. Se procurar isso, mais uma vez, vou ao El Corte Inglês. Em geral, o PD é bastante melhor que outros supermercados da mesma categoria, inclusive que o Pão de Açúcar das Amoreiras que pretende ser o que não consegue ser.
Cheguei à conclusão que sou imune á comunicação do Pingo Doce, pois a minha razão de ir ao Pingo Doce não tem a ver com a publicidade. Até por que sempre gostei da publicidade do Pingo Doce, mas houve uma época que deixei de fazer compras lá – foi quando decidiram assumir uma estratégia de discount e reduziram o número de artigos, marcas e a variedade de produtos. Não só fazia mesmo questão de não comprar no PD como espalhava palavra contra eles… Por mais publicidade fantástica que fizessem, com aquela estratégia não voltaria a visitar uma loja PD.
Desconheço quais os objectivos estratégicos na nova campanha do PD, ou quem é o publico alvo, mas enquanto responderem ao que eu dou valor, não vou deixar de lá ir só por que não gostei do anúncio. Certamente o anúncio não foi feito para mim.
Será que sou a única que é imune à publicidade desta categoria, e valoriza essencialmente os atributos da cadeia?
Será que esta comunicação vai levar mais pessoas á loja ou a incrementar a lealdade á loja?
Se assim não for, por que não investir mais em oferecer uma excelente experiência de compra, do que investir em publicidade?
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