Na semana passada foi anunciado que a Internet se tornou em Inglaterra na plataforma com o maior bolo de investimento publicitário, seguindo assim os passos de outros países. Em Portugal ainda estamos distantes desta realidade mas o lançamento da fibra óptica traz consigo a possibilidade de uma interactividade sem limitações sobre a qualidade e quantidade de conteúdo disponibilizado o que aliado às sobejamente conhecidas, e reconhecidas, vantagens da internet pré-fibra levanta as últimas barreiras à utilização da internet como meio primordial de comunicação de produtos/serviços e marcas.
O paradigma da publicidade online tem vindo a alterar-se de uma realidade de anúncios de texto com algumas animações, para experiências multimédia muito ricas e envolventes, com grande intensidade gráfica, animações, áudio e interactividade. Esta revolução tecnológica tem também impacto ao nível dos comportamentos dos utilizadores na Internet: os utilizadores com banda larga têm propensão a passar mais tempo na Internet, utilizam mais a Internet para procurarem informação sobre produtos, valorizam a partilha de conteúdos e experiências através da Web (por ex, sobre compras recentes), consumem mais conteúdos multimédia, como vídeos e áudio, e gastam mais dinheiro em shopping online. Estão mais envolvidos e abertos ao mundo online, e este facto apresenta-se como uma oportunidade para os anunciantes.
O mundo de oportunidades que se abre é enorme. As limitações tecnológicas vão sendo cada vez menores, e assim, estamos “limitados” apenas pela nossa criatividade e capacidade de passar a nossa mensagem aos consumidores. Para um consumidor com fibra óptica em casa já é possível entregar um vídeo em Alta Definição, ou disponibilizar uma aplicação com elevadas exigências de processamento sem que tal se torne numa experiência negativa. Estes formatos estão literalmente à distância de um clique quando se tem 100Mbps disponíveis, e o impacto e capacidade de envolvência são significativamente superiores.
E não é preciso esperar que todos os portugueses tenham fibra em casa para começar a pensar em formas de aproveitar esta tecnologia! Pelos números avançados pelos fornecedores destes produtos de acesso brevemente teremos centenas de milhares de famílias com esta tecnologia e a sua segmentação é já hoje uma possibilidade.
Comentários (0)