24 de setembro de 2009

Opiniões que Marcam

As duas últimas semanas   foram palco  de dois  acontecimentos de referência no que toca a  sustentabilidade, O Green Project Awards  e o Green Festival.
Ambos na sua segunda edição, foram um sucesso e  deixaram claro  que  não existe volta atrás na temática da sustentabilidade.



Participaram nos dois eventos altas personalidades nacionais e internacionais, e assistiram aos dois eventos um vasto leque de personalidades políticas e empresarias ao mais alto nível.



Ministros e presidentes das grandes empresas portuguesas assumiram um papel de destaque em  ambos, não deixando qualquer margem de dúvida que o tema além de estar na moda, é um tema de grande importância e está no topo da agenda de quem lidera o nosso País. Seja na área empresarial como governamental.



A minha maior surpresa foi ter visto poucos marketeers e profissionais da comunicação empresarial.



Se o tema está na moda  não deveriam os marketeers estar mais atentos?



Se está no topo das agendas dos CEO´s não deveria estar também na agenda do marketeers?



Ambos eventos têm como objectivo final promover a mudança de mentalidade empresarial e do público em geral. Demonstrar que cada indivíduo independentemente de profissão, cargo, idade, ou qualquer outro factor sócio demográfico também pode fazer a diferença.



Os marketeers têm-se transformado em reactivos, em vez de pro-activos, detectando as necessidades dos consumidores que são cada vez mais exigentes, preocupados e melhor informados. Vão  atrás da evolução do consumidor, em vez de se assumirem como  o motor da mudança. Se os marketeers não se interessarem por esta área, e continuarem a sentir que isto não é do pelouro deles, estão a deixar espaço para outros departamentos assumirem a liderança do negócio.



 


Se os marketeers continuarem a usar o chavão unicamente para campanhas promocionais de duvidável credibilidade, continuarão a cair no erro do “Green Washing”, e o consumidor não vai perdoar com as respectivas implicações.



A desculpa que o preço é o factor decisor, serve unicamente para aqueles que não sabem procurar a vantagem competitiva para realmente se diferenciar na mente do consumidor.



A relevância e a potencialidade de procurá-la nas várias vertentes da sustentabilidade é enorme. De que estão a espera?



A sustentabilidade não é uma moda ou uma tendência. É uma mudança cultural sísmica, e ela está aqui para ficar.



Estas tendências desafiam os modelos convencionais de compra em todas as etapas.



Sendo o desenvolvimento de negócios e marcas sustentáveis uma vantagem competitiva, porque não se interessam os marketeers por esta área?



Que papel devem os marketeers desempenhar nas estratégias de desenvolvimento sustentável?


 

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