As duas últimas semanas foram palco de dois acontecimentos de referência no que toca a sustentabilidade, O Green Project Awards e o Green Festival.
Ambos na sua segunda edição, foram um sucesso e deixaram claro que não existe volta atrás na temática da sustentabilidade.
Participaram nos dois eventos altas personalidades nacionais e internacionais, e assistiram aos dois eventos um vasto leque de personalidades políticas e empresarias ao mais alto nível.
Ministros e presidentes das grandes empresas portuguesas assumiram um papel de destaque em ambos, não deixando qualquer margem de dúvida que o tema além de estar na moda, é um tema de grande importância e está no topo da agenda de quem lidera o nosso País. Seja na área empresarial como governamental.
A minha maior surpresa foi ter visto poucos marketeers e profissionais da comunicação empresarial.
Se o tema está na moda não deveriam os marketeers estar mais atentos?
Se está no topo das agendas dos CEO´s não deveria estar também na agenda do marketeers?
Ambos eventos têm como objectivo final promover a mudança de mentalidade empresarial e do público em geral. Demonstrar que cada indivíduo independentemente de profissão, cargo, idade, ou qualquer outro factor sócio demográfico também pode fazer a diferença.
Os marketeers têm-se transformado em reactivos, em vez de pro-activos, detectando as necessidades dos consumidores que são cada vez mais exigentes, preocupados e melhor informados. Vão atrás da evolução do consumidor, em vez de se assumirem como o motor da mudança. Se os marketeers não se interessarem por esta área, e continuarem a sentir que isto não é do pelouro deles, estão a deixar espaço para outros departamentos assumirem a liderança do negócio.
Se os marketeers continuarem a usar o chavão unicamente para campanhas promocionais de duvidável credibilidade, continuarão a cair no erro do “Green Washing”, e o consumidor não vai perdoar com as respectivas implicações.
A desculpa que o preço é o factor decisor, serve unicamente para aqueles que não sabem procurar a vantagem competitiva para realmente se diferenciar na mente do consumidor.
A relevância e a potencialidade de procurá-la nas várias vertentes da sustentabilidade é enorme. De que estão a espera?
A sustentabilidade não é uma moda ou uma tendência. É uma mudança cultural sísmica, e ela está aqui para ficar.
Estas tendências desafiam os modelos convencionais de compra em todas as etapas.
Sendo o desenvolvimento de negócios e marcas sustentáveis uma vantagem competitiva, porque não se interessam os marketeers por esta área?
Que papel devem os marketeers desempenhar nas estratégias de desenvolvimento sustentável?
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