Será possível ter uma notoriedade elevada com um budget baixo?
Sim. É possível.
Manter a notoriedade de uma marca a um nível elevado é um dos principais objectivos de um profissional de marketing.
Anualmente as grandes marcas costumam ser alvo de um check-up. E após uma análise exaustiva da situação elabora-se um plano de medicação, ou seja, traça-se um plano de marketing.
E assim é, investe-se onde se pensa que melhor resulta. Normalmente a receita contempla; media tradicional, web, promoções q.b., design, etc.
Mas mesmo com genéricos à mistura a factura é sempre pesada.
Porém, algumas marcas têm o privilegio de nasceram com um modelo de negócio de retalho. Veja-se o caso da “Starbucks”, a qual segundo consta não investe em media… Criou um conceito de produto que atrai os clientes (e jornalistas) e uma marca bem visível nas principais ruas das grandes cidades mundiais. É hoje uma marca global e com uma elevada notoriedade nas classes sociais pretendidas.
Senti este poder, o das marcas de retalho, há alguns anos. E hoje dedico-me a gerir uma nova marca, que marca presença em lojas de rua e que de uma forma diferenciada vai ganhando o seu território.
É efectivamente curiosa, de um modo geral, a diferença de investimento que sentimos entre marcas que vivem em prateleiras e as que vivem na rua.
Ou seja, a rua tem muito poder e há que saber tirar partido disso.
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