14 de julho de 2009

Opiniões que Marcam

O Verão é, por natureza, uma Estação que proporciona melhor disposição à maioria das pessoas, levando-as a alterar os seus hábitos quotidianos a vários níveis. O sol brilha mais horas por dia, as manhãs começam mais cedo e as noites chegam mais tarde.



Com um clima mais agradável, as pessoas têm maior apetência para “aproveitar os dias”, sobretudo nos seus tempos livres. As ruas, as esplanadas, os jardins, os parques, as praias, tornam-se mais convidativas do que o conforto do lar. Também locais como estações ou aeroportos enchem-se de pessoas que, em trânsito para um qualquer destino de férias, vão convivendo naqueles espaços. 



Esta dinâmica implica necessariamente uma alteração de comportamentos nas pessoas, que passam a desfrutar de mais tempo fora de casa e a conviver mais intensamente com todo o tipo de suportes de comunicação exterior.



É nesta lógica de aproveitamento do espaço público em toda a sua plenitude, por parte das pessoas, que a comunicação exterior assume-se particularmente crucial para as marcas e para as empresas transmitirem as suas mensagens directamente com os potenciais consumidores, quer estejam numa esplanada, numa praia, num jardim ou num aeroporto à espera de embarcar para um destino de férias.



Esta lógica comunicacional associada a uma tendência social é cada vez mais evidente na sociedade portuguesa, não apenas no Verão, mas ao longo de todo o ano. Porque, a verdade é que Portugal é um país com condições climatéricas ideais para que as pessoas desfrutem dos seus espaços públicos.



Claro está, que faltará ainda um grande passo até que os portugueses desenvolvam uma relação tão próxima com os seus espaços públicos como acontece, por exemplo, com os espanhóis. E, curiosamente, mesmo em cidades como Berlim ou Paris, onde as condições climatéricas são mais adversas para as pessoas poderem usufruir dos seus espaços públicos ao ar livre, a verdade é que tal relação existe de forma mais intensa do que acontece com os portugueses.



Apesar de tudo, constata-se que, com as condições apropriadas e os espaços públicos devidamente adequados, os portugueses terão uma tendência para optarem pela “rua” em detrimento da casa.



Ora, é precisamente para dar resposta a um relação cada vez mais directa entre comunicação exterior e as pessoas, que a JCDecaux tem apostado fortemente na inovação tecnológica de suportes, indo ao ponto de adaptá-los às realidades locais. Não é por isso de estranhar que esta empresa esteja a desenvolver, entre outras coisas, um novo tipo de ecrã que permitirá uma visualização mais eficaz num ambiente de excessiva luminosidade do sol. Sem dúvida, uma excelente solução para um país como Portugal.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.