13 de julho de 2009

Opiniões que Marcam

Em Marketing como em todos os aspectos do negócio, a informação é fundamental. Na busca constante de informação, o estudo geográfico dos mercados sempre fez parte das estratégias de crescimento e alargamento de áreas de actuação. As empresas dividiam os seus mercados em países ou regiões geográficas, numa tentativa de adaptar as suas estratégias às especificidades locais. Contudo, na maior parte das vezes este tipo de práticas era limitada e pouco correcta, pois utilizava elementos como fronteiras físicas ou políticas, ou assumpções pré-concebidas na procura de definir grupos homogéneos, que como sabemos raramente corresponde à realidade.



 


Para combater estas limitações, na era do digital e de mercados com grandes especificidades e em constantes e rápidas mudanças, as empresas procuram novas fontes de informação. O desenvolvimento dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG ou GIS – Geographic Information System) apresenta-se como uma resposta a esta procura, ao permitir de uma forma mais efectiva a recolha, tratamento e apresentação de informação relevante para as empresas, em tempo real.



 


Neste contexto, surge o Geo-Marketing como junção do market research com as novas potencialidades da cartografia digital. Esta abordagem assenta na integração de informação geográfica no processo de planeamento e implementação das actividades de Marketing, permitindo uma melhor adaptação do Marketing-Mix à forma como o mercado se organiza no espaço.



 


Um SIG é uma plataforma composta por hardware, software, informação espacial, bases de dados relevantes e procedimentos computacionais, que facilita a análise e representação do espaço, e dos fenómenos que nele ocorrem. Permite utilizar bases de dados com múltiplas layers de informação (variáveis internas e respectivas regras de negócio, e diversa informação externa) para estabelecer relações entre elas, e ilustrá-las sobre um mapa geográfico. Nestes sistemas todos os dados estão ligados a um ponto geográfico, dando origem a mapas de informação geo-referenciada.



 


O Geo-Marketing apoia-se nestas ferramentas para ser capaz de produzir uma análise mais rápida, intuitiva, prática e em tempo real de informação complexa, agregando espacialmente dados que normalmente estariam dispostos em formatos tabulares separados, onde as relações entre variáveis são menos perceptíveis.



 


Alguns serviços de mapas disponíveis na internet já permitem às empresas obter alguma dessa informação preciosa directamente reduzindo significativamente as barreiras à entrada que no passado só podiam ser ultrapassadas pelas grandes empresas com recursos significativos, e através dela tomarem decisões mais informadas. Alguns exemplos do que já hoje se pode fazer recorrendo a plataformas de mapas na internet:



 


- Definir qual o melhor local para abrir um novo ponto de venda;
- Mapear as tendências de procura e consumo e assim optimizar as redes de distribuição;
- Oferecer publicidade direccionada e contextualizada.



 


Assim, as empresas podem optimizar os seus mercados e redes de distribuição, minimizar os seus riscos e desperdícios, identificar e captar potenciais clientes, e descobrir oportunidades por explorar. A tomada de decisão é mais consciente, eficiente e eficaz.

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