Em certos dias sinto uma enorme vontade de construir um plano de marketing para Portugal.
Num país reconhecidamente fragilizado em muitas áreas, existe um potencial de desenvolvimento que é um verdadeiro estimulo à criatividade.
Têm sido muitos os movimentos de cidadãos que procuram abordar algumas das questões económicas e sociais de maior prioridade. Na verdade, e desde sempre, que muitos dos cidadãos sentem necessidade de contribuir, de forma mais ou menos activa, em movimentos de reflexão estratégica à margem dos governantes. Mas isso não chega. É necessário uma acção bem mais abrangente e concertada onde se construa um verdadeiro plano de marketing para a marca Portugal. Aliás, chego a achar que faz falta uma espécie de Ministério de marketing e desenvolvimento estratégico.
Recorrendo aos simples 4 p’s vejamos que estímulos encontramos nesta marca:
Produto > Imensa riqueza histórica e cultural, excelentes recursos naturais, clima agradável, bom clima social, …
Preço > Joga a nosso favor em muitos aspectos. Não só para o turismo mas para a localização de head offices e divisões suporte de alguns sectores. Excelente oportunidade imobiliária em todo o território,…
Placement > Com tanto mar e uma privilegiada proximidade a muitas das grandes nações mundiais, mantemos uma localização de relevo
Promoção > Futebolistas, fado, sol, mar, gastronomia,… são algumas dos icons nacionais.
Comentários (0)