3 de julho de 2009

Opiniões que Marcam

Fui ao Cannes Lions, pela primeira vez, em ano de crise. No ano em que, segundo dizem, a Croisette esteve menos agitada, no ano em que houve menos 4 mil delegados nos corredores do Palais.


Num dos dias do Festival, numa breve conversa, Philip Thomas reconheceu que este era um ano atípico, que se notava efectivamente a quebra no número de delegados, mas disse-me que os seminários, por exemplo, estavam muitos deles lotados, e que ninguém se queixava por haver menos festas. Seguindo a ideia do director-geral do Festival, parece que quem, em ano de recessão, se “deu ao luxo” de ir ao Cannes Lions, concentrou esse investimento no trabalho e em perceber para onde caminha a indústria da comunicação.


Nas conferências de imprensa, o júri repetidamente falou de critérios como criatividade, execução mas também de resultados. Campanhas como a da JWT Japão para a Kit Kat (Grand Prix em Media), que transformou um chocolate num “postal comestível” vendido em mais de 20 mil estações de correio, deram que falar, pelos melhores motivos, no Palais. O mesmo se pode dizer do Best Job in the World, a campanha criada para o turismo de Queensland, um dos grandes vencedores desta edição.


Steve Ballmer e David Plouffe, Kofi Annan e Bob Geldof, Steve Van Zandt e Spike Lee, todos eles esgotaram o auditório Debussy. Philip Thomas tinha razão.


A revolução digital, a Internet e as redes sociais parecem ter trazido novos paradigmas ao Festival, basta olhar para os prémios ou para as categorias que se diluem. Há 56 anos a premiar a melhor criatividade do mundo, o Festival de Publicidade de Cannes, mostra que tem sabido ouvir a indústria. 


Fui ao Cannes Lions, pela primeira vez, no ano em que Portugal bateu todos os recordes. No ano em que, os jornalistas internacionais nos deram os parabéns no centro de imprensa pelos leões conquistados pelos criativos nacionais, no ano em que na Croisette se comunicou em português.


Se foi assim em ano de crise, como será o próximo ano?

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.