Estive recentemente no Mobile World Congress em Barcelona, onde vi o coração de uma indústria que bate como poucas: as comunicações móveis.
O “The Next Google” é uma criação de Scott P. Shaffer, da qual decidi fazer uma adaptação e que introduz um tema de referência para o futuro das comunicações, da Internet e …da publicidade.
Sei que soa a cliché, falar-se do “próximo Google”,mas penso que quando combinarmos o telemóvel, com comércio e publicidade, o “próximo Google” sairá desta fusão, e será muito, muito melhor.
Voltemos 15 anos atrás e tentemos explicar o que é que a World Wide Web teria para oferecer ao comum dos mortais, nessa altura. Ao tentar explicar esta questão, tentemos visionar uma explicação para o que a WWW representava ou o que poderia vir a ser dali a 15 anos. Hum…? Computadores interligados através de uma linha telefónica permitindo ver imagens digitais (sites)? -O que vou fazer com isto?
A tendência que emergiu foi, pornografia, “chats”, consulta de emails e depois o comércio. A WWW parecia tão distante há uns anos atrás e agora não conseguimos sequer imaginar como seria viver sem ela.
Peguemos no exemplo do comando da TV. Há muitos anos atrás, tínhamos que nos levantar de cada vez que queríamos mudar de canal. Os anunciantes odiavam o controlo remoto, porque nós já não éramos uma audiência cativa aos 30 segundos de spot publicitário.
Agora pensemos nos telemóveis, já NINGUÉM consegue imaginar viver sem um.
Com cada uma destas invenções, parece que a capacidade de aceder a informação se está a tornar cada vez mais rápida…. e agora, está a tornar-se móvel.
E aqui está a grande oportunidade.
Como se acede à informação quando não estamos na nossa secretária a usar o Google? Como havemos de fazer compras no site da Amazon quando não estamos em frente ao PC?
Pense numa tecnologia que faz com que um telemóvel seja tão funcional, senão até, mais que o PC.
Agora tente encontrar a plataforma que permita as compras e a interactividade com o mundo físico através do telemóvel.
Comentários (0)