Fazer uma marca não é tarefa fácil e sustentar o crescimento dessa MARCA ainda é menos fácil.
A marca não é mais do que um símbolo que identifica o produto perante o comprador, procurando transmitir os valores em que o fabricante acredita: Qualidade, Imagem, Garantia, Confiança, Responsabilidade, Continuidade e Preço.
São estas as referências que a marca deve transmitir quando o comprador/consumidor procura um determinado produto. Foi assim que sempre entendi uma Marca e foi isso que procurei fazer ao longo da minha vida como empresário, relativamente às nossas Marcas.
Hoje não me arrependo das minhas acções quanto aos investimentos feitos nas nossas MARCAS, porque uma marca é um património muito importante para qualquer empresa e como tal tem de ser criada, tratada e acompanhada muito de perto, para que possa continuar a valorizar-se à medida que vai crescendo no mercado e ganhando posição em relação às marcas concorrentes.
Na construção de uma MARCA, há vários sectores da empresa que contribuem para o êxito da MARCA, sendo a qualidade um dos seus pilares principais, porque não há marca que se sustente sem qualidade, por mais meios que se utilizem na sua promoção. Esta é a principal conclusão a que tenho chegado a partir da minha análise de certas marcas no mercado.
Tenho sempre referido a importância das marcas quando se pensa na conquista de novos mercados, sobretudo na exportação.
Para que o comércio externo de um país se afirme e desenvolva tem de ter marcas para se afirmarem e conquistarem um lugar no mercado Global.
Comentários (0)