29 de junho de 2009

Opiniões que Marcam

Mais um ano que termina para o Cannes Lions. E este foi um ano muito especial. Crise, quebra de inscrições, novos paradigmas de comunicação mas também mais trabalho, mais aprendizagem, mais rigor.


 


A organização do maior festival de publicidade do mundo diz, há anos, que o melhor do Cannes Lions é a aprendizagem. Por isso, este ano e apesar de tudo, o balanço é muito mais positivo do que em anos anteriores. Houve, diz, mais rigor, mais interesse, mais participação. O júri das diferentes categorias a concurso não se cansou de dizer o mesmo.


 


É uma verdade que, nunca como agora, os seminários tiveram tanta assistência. Os grandes nomes, como Steve Ballmer, Kofi Annan, Spike Lee ou Biz Stone chamaram ao Palais a maioria dos participantes inscritos. E isso é assinalável! Há vontade de aprender e não só de ganhar prémios, de desfilar pela Croisette, exibir o leão quando se regressa ao país de origem e de viver a 100% as festas que sempre foram tradição em Cannes.


 


Para Portugal, este foi o melhor ano de sempre em termos de resultados. Os nossos criativos trouxeram para casa 2 medalhas e 12 leões!! É um orgulho para quem vence, para as agências que representam e para os anunciantes dos trabalhos vencedores. Eu, pessoalmente, espero que seja também um orgulho para o país e acima de tudo para o sector que tanta dificuldade tem em reconhecer o trabalho dos colegas, sempre tão olhados com inveja e como concorrentes…


 


É hora, como afirmou Steve Ballmer, Presidente da Microsoft e Personalidade Media do ano, de fazermos um reset. Os tempos estão a mudar e em Cannes isso sentiu-se. O que nos reserva o futuro não sabemos mas como o que importa é viver o momento, o agora, é agora que devemos parar para perceber qual é o caminho a seguir. Fazer um balanço do que faz e não faz sentido, do que queremos e não queremos para nós e para o nosso trabalho. É hora de definirmos o que queremos criar e de assumirmos o que não queremos que tenha a nossa marca.


 


A marca que fica este ano do festival é diferente e talvez, no futuro, venha a ser ainda mais. Independentemente de quem merece ser o grande vencedor do maior festival de publicidade do mundo há outras coisas para trazer. As tendências, a inspiração, o conhecimento, os contactos, a partilha… Claro que os momentos de lazer e descontracção são muito importantes, porque é aí que surgem muitas vezes as grandes ideias, mas um bom trabalho não se faz só de inspiração, também resulta da transpiração.


 


Veja as emissões especias que o Imagens de Marca preparou em Cannes, deicadas ao Cannes Lions 2009.


Na SIC Notícias, nos dias 4 e 11 de Julho, nos diferentes horários de emissão, ao longo da semana.

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