O Festival Internacional de Publicidade que se realiza anualmente em Cannes é o maior evento para a Microsoft Advertising (a Divisão da Microsoft que gere o negócio gerado na oferta online) e por essa razão a Microsoft o patrocina desde há 8 anos, no que constitui um considerável investimento, visto ser ‘major sponsor’.
Quando a Microsoft iniciou esta associação ao festival o mundo da publicidade na Web era muito distinto do actual e a Microsoft um actor muito mais tímido. Hoje, é um negócio de aposta, com uma progressão assinalável e onde se joga a competitividade futura da empresa, num mundo em constante mutação e onde os meios de comunicação estão a sofrer uma revolução profunda.
Em Portugal, a Microsoft Advertising existe formalmente há pouco mais de um ano e iniciou operação com a inauguração do portal de conteúdos MSN em português e adaptado ao mercado e realidade portugueses. Em quase 18 meses o www.msn.pt é hoje o segundo site mais visitado em Portugal, com uma média de 60 milhões de pageviews/mês e constitui um importante pilar do negócio online para a Microsoft. Os outros grandes pilares de monetização são os serviços de correio electrónico (Windows Live Hotmail) e de mensagens instantâneas (Windows Live Messenger), este último com 3,6 milhões de Live IDs em Portugal, um verdadeiro fenómeno de sucesso. Portugal é pois um bom exemplo de como a Microsoft encontrou fora do seu negócio “cashcow” (Windows e Office) um importante pilar de sustentabilidade de negócio estando agora a começar a colher os frutos de uma aposta na diversificação das áreas de negócio. E justamente um dos factores que distingue Portugal e o negócio online Microsoft é o modelo assente em parcerias e subcontratação, que permite construir uma cadeia de valor no mercado local com múltiplos fornecedores, facto que traz uma maior especialização de conteúdos e capacidade de actualização versus a produção inhouse, conseguindo-se assim níveis de rentabilidade muito elevados com recursos limitados.
Este ano, Cannes é ainda mais especial para a Microsoft porque o seu CEO, Steve Ballmer, receberá no decorrer do evento a distinção de “Media Person of the Year”. É o justo reconhecimento para o sucessor de Bill Gates, um orador ímpar, com uma capacidade de comunicação acima do normal. Não surpreende pois a distinção.
Cannes constitui a oportunidade para contactar de perto com o que de melhor e de mais actual se faz no universo dos media e da publicidade, pese embora as polémicas. Nessa medida, para a Microsoft Portugal é ainda uma oportunidade para mostrar aos anunciantes e agências, de forma directa o que estamos a lançar neste mercado tão competitivo.
Esperamos pois que Cannes 2009 não desiluda!
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