26 de maio de 2009

Opiniões que Marcam

Quando embarcámos sabíamos que em mãos levávamos um projecto ambicioso. Em menos de uma semana, de norte a sul do país, íamos à procura das imagens de marca de Itália – o grande objectivo da sub-marca lançada no ano passado, o Imagens de Marca País.



Num agradável final de tarde de sábado, a Província de Salerno recebeu-nos com o seu charme e hospitalidade característicos. A história, a cultura, a arte, a gastronomia (aqui nasce a célebre Mozzarela de Búfala da Campânia), a natureza, são muitos os cartões de visita desta Província, mas aquele que fica na memória é certamente o mar.



Foi por mar que conhecemos a Costa Amalfitana com direito a uma paragem em Amalfi, uma jóia cravada na paisagem que guarda a magia da Dolce Vita e sabores como o do licor Limoncello, um dos mais emblemáticos produtos da região.



A próxima paragem no nosso mapa de produção indicava Bolonha. Ao fim de seis horas de viagem de comboio chegávamos finalmente a um dos mais bem conservados centros históricos medievais da Europa. Em Bolonha dizem-nos que aqui se pode sentir o verdadeiro estilo de vida italiano que, longe das enchentes de turistas, é fácil viver-se como um bolonhês.



Reconhecida pela Unesco como a Cidade da Música, Bolonha foi uma das agradáveis surpresas desta viagem. Uma cidade jovem e de gente empreendedora, com as ruas animadas e com um dos maiores índices de qualidade de vida. Não nos podemos esquecer que aqui nascem algumas das maiores marcas italianas. Da Ducati, à Maserati, da Furla à Max Mara.



À semelhança de Bolonha, também Turim e Milão são cidades incontornáveis quando o tema é o Made in Italy. Os automóveis e a moda estão entre as principais exportações do país, o que nos levou a Turim para conhecer o universo do Grupo Fiat, um dos grandes embaixadores de Itália no mundo, e a olhar para as montras de Milão, cidade que há muito se impôs como uma das capitais da moda europeia.



Com a semana a chegar ao fim o mapa assinalava uma última paragem – Roma.



Na capital italiana são muitas as imagens de marca – do coliseu aos fóruns, das praças às fontes – mas a cidade está a diversificar a sua oferta e a investir no Segundo Pólo Turístico. Roma, nos próximos anos, será uma cidade para ser vivida desde o centro histórico até ao mar, onde se projectam campos de golfe, marinas, dois parques temáticos, entre outros investimentos que procuram revigorar o turismo na região.

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