O Twitter é um serviço de social networking e microblogging que permite aos seus utilizadores enviar e receber actualizações pessoais, conhecidas como tweets. Tweets são posts de texto até 140 caracteres, que são mostrados na página de perfil do utilizador e enviados para os seus seguidores. Os tweets podem ser enviados através de SMS, Instant Messaging, Web e de várias outras aplicações.
Desde o seu lançamento em Agosto de 2006, o Twitter tem registado um forte crescimento, contabilizando actualmente cerca de 25 milhões de utilizadores e um crescimento semanal de 40%, desde o aparecimento no programa televisivo Oprah.
Actualmente, mais do que uma ferramenta de comunicação imediata dentro de uma rede de amigos, familiares, colegas de trabalho ou conhecidos, o Twitter transformou-se numa forma de “cross-platform groupcasting”, e reveste-se de um mediatismo e de uma capacidade de exposição enormes. Exemplo disso foi o caso da competição entre o actor Ashton Kutcher e a CNN para alcançar a fasquia do primeiro milhão de seguidores, e que posteriormente se transformou numa corrida para apoiar uma causa: a luta contra a malária. A visibilidade alcançada por este número de seguidores é enorme, e é ainda maior quando estes seguidores fazem Re-tweet (forma de partlhar tweets úteis ou interessantes) das mensagens para a sua rede de seguidores, demonstrando o elevado poder viral deste serviço.
O imediatismo é outra característica do Twitter, que já se antecipou em várias situações aos meios de comunicação tradicionais na divulgação de breaking news. Um bom exemplo foi o tweet com uma fotografia do avião da American Airlines no rio Hudson, postado por um passageiro de um dos barcos que ajudou ao resgate dos passageiros do avião, antes de qualquer meio de comunicação ter chegado ao local.
Paralelamente, através do seu mecanismo de pesquisa (http://search.Twitter.com), o Twitter apresenta-se como um barómetro sobre o que se diz relativamente a um tema, evento, pessoa ou marca, permitindo antecipar tendências.
Apesar de não ter sido desenvolvido inicialmente para empresas, dada a sua dimensão e potencialidades como uma ferramenta de comunicação e de marketing, o Twitter está a ser cada vez mais encarado como um meio eficiente de comunicação e aproximação aos seus clientes. O Twitter pode ser utilizado como um serviço facilitador não só da difusão de mensagens de marketing, mas também da construção e gestão da imagem de marca e reputação das empresas.
Muitas são as empresas que questionam a utilidade e o valor da utilização do Twitter. Numa altura em que os meios sociais se impõem cada vez mais como meios de comunicação de eleição de muitos utilizadores, é importante perceber se existe uma oportunidade. A empresa deve analisar os seus objectivos e tentar compreender de que forma o Twitter pode ser benéfico na sua estratégia de comunicação e relacionamento com o exterior.
O Twitter pode ser uma boa solução para empresas que procuram:
- Uma ferramenta de networking e uma forma de estarem ligados às pessoas relevantes de uma indústria;
- Uma forma imediata de receberem informação constantemente actualizada e um fluxo permanente de feedback, ideias, conteúdos, dicas e sugestões relevantes;
- Monitorizar tendências e o que está a ser dito acerca de determinado tema;
- Alargar o alcance de outras ferramentas online de comunicação como blogs, assegurando proximidade a um grupo cada vez maior de leais seguidores desta ferramenta.
Existem alguns guidelines que podem ser seguidos na utilização do Twitter, para que este sirva os objectivos das empresas:
- Definir um perfil com o nome da empresa, um avatar institucional e informação completa, tal como um link para uma página com mais informação sobre a empresa, para que as pessoas possam facilmente reconhecer o perfil e atestar a sua credibilidade;
- Não optar por uma estratégia de mass-following, ou seja, seguir todo e qualquer utilizador do Twitter, prática que é mal vista (é considerada como SPAM) neste meio e nocivo para a imagem do utilizador. As empresas devem antes optar por estabelecer critérios de escolha dos utilizadores a seguir, que devem ser relevantes e influentes no meio em questão. Assim a probabilidade de estes fornecerem informação relevante e de se virem a tornar nossos seguidores é maior, contribuindo para a construção de uma network valiosa e estruturada. Colocar o feed do Twitter no blog ou no perfil de outro meio social é uma forma de alavancar na audiência desses serviços para aumentar os seguidores no Twitter.
- Quanto ao conteúdo dos posts, fazer e responder a perguntas é uma boa prática para levar a comunidade a participar e estabelecer a credibilidade do utilizador. Os posts devem acrescentar valor, ser actuais e constantemente actualizados. Podem incluir feeds de blogs ou outras fontes, mas só se o conteúdo do blog for relevante, e com breve explicação do seu conteúdo ou intenção, e não apenas um link. Falar de outros temas interessantes e actuais que não apenas a marca ou o negócio da empresa é também uma boa estratégia para manter o interesse dos seus seguidores, podendo ser feitos re-tweets de posts úteis e interessantes.
- Estabelecer rotinas de pesquisa sobre a empresa, marca ou produtos, de modo a acompanhar e monitorizar o feedback dos clientes, respondendo em tempo útil.
- Não utilizar automatismos. É importante colocar pessoas a acompanhar e actualizar o Twitter, reforçando o lado humano da empresa.
Para que possam aproveitar todo o seu potencial, é essencial que as empresas entendam que neste meio, imediato, mediático e viral, não só as coisas boas são rapidamente difundidas e amplificadas. De igual forma, rapidamente se destrói uma marca. A utilização do Twitter por parte das empresas deve ser feita de uma forma estruturada e adaptada às necessidades e objectivos de cada negócio, inserida numa estratégia global de comunicação e como complemento e em articulação com outros meios.
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