A TV corporativa (IP TV) é um meio ainda pouco desenvolvido em Portugal; embora as potencialidades de comunicação sejam bastante atraentes, quer do ponto de vista interno, quer externo.Antes das potencialidades, convém explicar sucintamente o funcionamento. Trata-se de difundir conteúdos de vídeo conjugado ou não com outros objectos digitais (noticias, meteorologia, cotações de bolsa, fotos) através da internet; isto é, o televisor funciona como um écran de computador, difundindo os conteúdos enviados pelo servidor. Esta tecnologia permite que um servidor central controle um elevado numero de televisores, distantes geograficamente.
As potencialidades na comunicação externa são evidentes para cadeias de retalho:
• Garantia de coerência de comunicação nas várias lojas;
• Possibilidade de gestão e controlo centralizados; quer do ponto de vista dos conteúdos de comunicação quer da possibilidade de implementação de promoções nas lojas;
• Em lojas multimarca pode-se comercializar espaço quer para campanhas promocionais quer para publicidade;
• Imagem mais clean do ponto de venda se os materiais promocionais passarem pela tv por substituição de decorações heterogéneas e massivas das lojas; resultando daí uma mensagem mais assertiva e diferenciada.
Do ponto de vista da comunicação interna, esta televisão pode ser utilizada para:
• Motivar e alinhar recursos humanos dispersos por vários locais (ex: vários escritórios de vendas);
• Emitir conteúdos de formação;
• Complemento à intranet e às newsletters.
Acredito que a médio prazo teremos lojas com experiências de compra mais atraentes, conteúdos televisivos mais dinâmicos e promocionais e gestores de categoria a afectarem parte do seu budget promocional à compra deste tipo de espaço.
Comentários (0)