7 de abril de 2009

Opiniões que Marcam

Temos assistido recentemente ao lançamento de vários smartphones a preços cada vez mais acessíveis no meio de uma “guerra” de plataformas com a Microsoft, a Apple, o Google (Android), a Nokia e agora também a Palm a jogarem forte na ocupação deste mercado.


 


Os smartphones são devices móveis que oferecem uma série de capacidades, geralmente PC-like, como o acesso ao email, Internet, leitor de e-book e ligação VGA. Na prática assemelham-se mais a pequenos computadores com capacidades de um telefone e as barreiras iniciais têm vindo a esbater-se muito rapidamente, desde o tempo útil de bateria, à dimensão do ecrã ou ao interface de utilização com o advento dos touch screens. A grande maioria destes devices utiliza actualmente um sistema operativo aberto que permite adicionar aplicações para processamento de informação, de conectividade ou de entretenimento, em contraste com os devices móveis mais comuns que apenas suportam sandboxed applications como os jogos de Java. Tratando-se de um sistema operativo aberto, estas aplicações podem ser desenvolvidas pelo próprio fabricante, operador ou por qualquer outra entidade. O SAPO lançou recentemente as aplicações Banca de Jornais e Cinema para o iPhone, que permitem percorrer as capas das últimas edições das publicações à venda nas bancas e ler os títulos e artigos de notícias de última hora, ou consultar todos os filmes em cartaz, ver os trailers e consultar os filmes que começam na próxima hora (http://mobile.sapo.pt/iphonelab/). Estas aplicações têm sido um verdadeiro sucesso no mercado Português, estado sempre no top de downloads da Apple Store em Portugal.


 


Apesar de ainda existirem algumas limitações comparativamente com a navegação em PC’s, os smartphones e em particular estas aplicações, começam a oferecer aos utilizadores uma melhor experiência de navegação Web. De facto os media-friendly devices estão cada vez mais a tornar-se a fonte preferida de entretenimento, por oferecerem aos utilizadores o acesso a conteúdo de forma facilitada. 


 


De acordo com o relatório do mês de Fevereiro da AdMob Mobile Metrics, os smartphones foram responsáveis por 33% do tráfego Web no mobile nos EUA, representando um crescimento de 26% nos últimos 6 meses. A mesma fonte atribui este crescimento ao lançamento do Android G1 e do Blackberry Storm, apesar do iPhone continuar a representar 50% do tráfego total neste mercado. A nível mundial, o iPhone, o Nokia N70 e o BlackBerry 8300 lideram o ranking em termos de tráfego de Internet no mobile.  


 


Os smartphones proporcionam uma excelente plataforma para acesso Web on-demand, anytime, anywhere, pelo que para além da melhoria da usabilidade será cada vez mais relevante a oferta de conteúdo rico, relevante e contextualizado, ainda mais do que numa plataforma como o PC. Por outro lado, as marcas que conseguirem criar novos produtos e serviços para smartphones e devices móveis com acesso à Internet optimizado criarão claramente uma vantagem competitiva.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.