10 de março de 2009

Opiniões que Marcam

“Tudo isto que está a ver aqui é cuidado por esta velha”, dizia-me orgulhosa a D. Elisa Augusta enquanto apontava para os extensos terrenos onde desde criança começou a trabalhar. A afirmação poderia não ter marcado, não fosse esta simpática senhora, de 79 anos, um bom exemplo de uma das marcas mais fortes do povo deste concelho transmontano: a bravura.


 


Isolados dos grandes centros urbanos durante vários séculos, as gentes de Vinhais, para além de hospitaleiras, transportam em si a sabedoria de transformar o património natural e biológico numa das suas maiores fontes de riqueza…


 


Com o cultivo dos soutos conseguem ser os maiores produtores de castanha do país. Através da preservação do porco bísaro deram início a uma fileira de produção que, hoje em dia, representa a segunda actividade mais rentável do concelho. O fumeiro, produzido a partir desta raça autóctone e cuja qualidade é reconhecida pela União Europeia, atribui a Vinhais o título de Capital do Fumeiro.


 


Mas a bravura dos vinhaenses não se encontra apenas no desenvolvimento das actividades mais rentáveis.


 


Por estas terras de Trás-os-Montes contaram-nos, entre humildes sorrisos, histórias de luta pela subsistência. Histórias de heróis contrabandistas que, à noite, depois de um longo dia na lavoura, atravessavam a fronteira com a vizinha Espanha para melhor garantir o sustento da família.


 


Em duas das 105 aldeias do concelho, descobrimos dois símbolos gastronómicos em vias de extinção: os cuscos de Paçó e a manteiga Travanca. Produtos que sobrevivem graças à paciência e dedicação de três habitantes.


 


Em Vila Boa participamos no desfile dos caretos, uma manifestação cultural onde os rapazes da aldeia usam máscaras de madeira e fatos coloridos representativos das tradições ancestrais. Na sede de concelho, em Vinhais, presenciamos o Dia dos Diabos, uma tradição que pretende afirma-se no roteiro turístico da região.


 


Pelas mãos do investimento público, alguns dos monumentos e espaços emblemáticos do concelho têm sido recuperados.


 


Situado no coração do Parque Natural de Montesinho, Vinhais aposta no turismo natureza para aumentar o número de 120 mil visitantes do ano passado.


 

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.