6 de março de 2009

Opiniões que Marcam

Estabelecer ligações mais fortes com os clientes é um objectivo perseguido por todos e as marcas sentem a necessidade de encontrar caminhos inovadores, criativos e diferenciadores de transmitir a sua mensagem para atingir esse desiderato. É natural portanto a preocupação recorrente de encontrar novos formatos publicitários para satisfazer estas necessidades.


 


O consumo de conteúdo multimédia online, tem registado um crescimento extraordinário nos últimos anos a nível mundial, e tem vindo a revolucionar a forma de utilização dos meios digitais. É cada vez maior o número de utilizadores que acede a sites de partilha e disponibilização de vídeos como o Youtube ou o SAPO Vídeos em Portugal, e o tempo que esses utilizadores despendem nestes sites tem crescido exponencialmente, ultrapassando em alguns segmentos etários o tempo que passam à frente da televisão.


 


Para tirar partido deste potencial existem já muitos exemplos a nível internacional, como é o caso da EggVideo que utilizam intensivamente formatos como o pre-roll e o post-roll nos vídeos produzidos internamente ou por parceiros. O primeiro disponibiliza uma mensagem publicitária fixa ou dinâmica no início do vídeo que o utilizador pretende ver durante alguns segundos e o último convida os utilizadores a conhecer mais sobre a marca com um spot no final do vídeo. Para além destes formatos já mais massificados, surgem agora com maior intensidade exemplos de publicidade integrada no conteúdo, normalmente no terço inferior do player, que têm registado níveis de aceitação muito elevados.


 


Este novo modelo de publicidade responde de forma mais eficiente em ambientes com muita informação e dinâmicos como os sites de vídeos, blogs ou de social networking e são mais consistentes com a forma como os utilizadores utilizam a Internet. O conteúdo publicitário para além de estar ao lado do conteúdo procurado pelos utilizadores, passa a estar dentro do próprio conteúdo.


 


Com os spots em pre ou post-roll, os anunciantes conseguem assegurar um attention span muito superior com os clientes e saber exactamente os que tomaram a acção de se tornar mais próximos de uma futura compra, tornando os resultados muito mais mensuráveis. Por outro lado, este engagement traduz-se em taxas de conversão muito mais elevadas com riscos e custos de produção muito menores. Segundo o estudo da Deloitte “State of the Media Democracy Survey, Second Edition” de 2008, 31% dos inquiridos nos EUA afirma que o pre-roll em vídeos é a forma de publicidade online que maior impacto tem.


 


O push que estes formatos provocam versus uma postura mais passiva de visualização, aproxima-os muito mais de uma tomada de decisão de compra.


 


A era da quantidade, da intenção e das impressões começa a dar lugar à era da qualidade, da atenção e do engagement.

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