Nem de propósito!
Numa altura em que o Imagens de Marca celebra 5 anos de permanente homenagem aos profissionais do sector com responsabilidades na criação, desenvolvimento e gestão das marcas, a APAN dá também o seu contributo a uma actividade tão importante na economia e na sociedade dos países desenvolvidos – a publicidade.
Ao fantástico trabalho de credibilização dos profissionais do sector da comunicação de marketing, a APAN acrescenta agora um outro lado, sobre o qual raramente paramos para pensar.
A verdade é que a publicidade é uma parte integrante do nosso mundo social e económico. Na complexa sociedade em que vivemos a publicidade é um sistema de comunicação para consumidores e empresas. A publicidade é simplesmente uma forma criativa de comunicação; uma conversa que requer resposta, evocando de vez em quando emoções que ligam os cidadãos á mensagem. Apesar da sua natureza persuasiva ela não pretende forçar nem agredir.
Se a publicidade é muitas vezes considerada uma instituição positiva, que dá a conhecer produtos e serviços ela é, simultaneamente considerada uma prática desavergonhada que encoraja os cidadãos a gastarem dinheiro em bens que de outra forma não fariam, não fora as mensagens persuasivas da publicidade. Cada vez mais a publicidade é o bode expiatório de todos quantos não querem assumir a responsabilidade dos seus próprios actos.
Independentemente da posição que se queira assumir é possível hoje, antes de discutir os prós e os contras da publicidade, aceder a www.apan.pt/ovalordapublicidade onde está disponível informação sobre o papel e a intervenção que a publicidade tem na sociedade actual.
Enquanto associação de anunciantes trabalhamos para assegurar que, discussões privadas ou públicas, sociais, políticas ou económicas sobre a publicidade, levem em linha de conta o seu valor para a economia, para os consumidores e para a sociedade.
Temos consciência que, apesar de todos estes benefícios e da importância de todas as políticas que permitam maximizar o seu impacto, o valor da publicidade é frequentemente pouco ou mal percebido e por isso são crescentes as chamadas de atenção para limitações ás publicidade, que ameaçam inadvertidamente pôr em risco os benefícios que dela advêm.
Em defesa do direito a assistirmos semanalmente ao Imagens de Marca continuaremos a demonstrar que a publicidade é parte integrante de uma sociedade moderna, aberta e livre.
É de propósito!
Comentários (0)