27 de fevereiro de 2009

Opiniões que Marcam

Em tempo de crise e de baixas expectativas económicas em relação aos próximos meses exige-se, mais do que nunca, que os intervenientes do negócio da comunicação, do marketing e da publicidade assumam um comportamento empresarial responsável e coerente com os princípios basilares que sustentam o regular e normal funcionamento do mercado.


 


 


Porque, é apenas quando os seus intervenientes respeitam uma série de regras que é possível permitir às empresas e clientes usufruir de um mercado dinâmico, atractivo e sustentado.


 


 


E se nos últimos anos o cenário tem sido positivo, nomeadamente no sector da comunicação exterior, onde o crescimento em termos de investimento publicitário tem sido acima da média face aos demais suportes, a verdade é que os primeiros dois meses de 2009 já foram suficientes para se antecipar alguns comportamentos empresarias impróprios, que podem colocar em causa o equilíbrio do mercado.


 


 


Infelizmente, bastaram apenas algumas semanas de “crise” para que alguns agentes (para já ainda residuais) cedessem à tentação de práticas irrealistas e economicamente insustentáveis, estando a contribuir para desvirtuar o mercado e induzindo outros intervenientes e clientes em erro.


 


 


O que se constata é a tentativa, por parte desses agentes menos dignos, de alterar artificialmente o mercado, recorrendo a todo o tipo de táctica para alcançarem os seus fins. Desde exercícios especulativos sobre estimativas, à divulgação de pseudo parcerias entre entidades, passando pela oferta de pacotes publicitários em “saldos”, neste momento a regra para alguns actores parece ser a do “vale tudo”.


 


 


A JCDecaux, que actua num mercado particularmente competitivo, rejeita entrar numa registo empresarial que acabará por ser nefasto para o mercado e para os consumidores. Ao contrário do que alguns agentes parecem fazer crer, a verdade é que não existem fórmulas mágicas para fazer face à crise que se atravessa.


 


 


A JCDecaux acredita que só é possível lidar com os tempos conturbados que se vivem através da responsabilidade empresarial e da capacidade de adaptação aos novos desafios, com inovação e trabalho árduo. Uma estratégia que fez da JCDecaux líder de mercado em Portugal, e que pretende continuar a seguir, para bem do mercado, dos agentes e dos clientes.


 


 

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelasAnita Martins, Directora-geral JCDecaux Portugal

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