Comunicar ou colaborar?
Mais um ponto de vista sobre a célebre “disputa” entre as Relações Públicas e a Publicidade, desta vez condensado num gráfico apresentado pelo blogue “PR Squared”. O gráfico, inspirado numa apresentação de Richard Edelman, prevê a transformação dos modelos de comunicação tradicionais em modelos de colaboração com as audiências da web 2.0. No campo da Publicidade evoluindo para uma “colaboração controlada”, e no caso das Relações Públicas para uma “colaboração conversacional”.
Há aqui uma escolha semântica que me parece exagerada: substituir a palavra comunicação por colaboração. Não há dúvidas que colaboração se afigura hoje como uma peça importante na divulgação e construção de uma marca, mas esta decorre de uma estratégia de marketing ou de comunicação, que por sua vez advêm de uma estratégia de negócio e, no sentido mais profundo, de um ADN identitário da marca. Este ADN corresponde a uma visão dos responsáveis dessa marca, que daí tiram os seus benefícios ou assumem a responsabilidade pelos seus fracassos (ao contrário das massas em rede). Não me parece que a colaboração vá substituir a comunicação, embora a possa complementar em algumas das suas vertentes.
Há ainda quem não tenha aprendido
Alguns empregados da Ryanair envolveram-se numa troca acesa de e-mails com um blogger que escreveu sobre um ‘bug’ no site da low-cost irlandesa. “Idiota”, “mentiroso” e “estúpido”, foram alguns dos simpáticos epítetos com que os empregados anónimos da Ryanair (cujo anonimato foi desmascarado pouco tempo depois).
A parte interessante acontece a seguir. Quando pensámos que o gabinete de comunicação da Ryanair iria tentar reparar os danos causados por alguns empregados menos sensibilizados nestas questões das R.P 2.0, eis que o porta-voz da transportadora aérea diz o seguinte: “faz parte da política da Ryanair não perder tempo e energia em correspondência com bloggers idiotas e a Ryanair confirma que tal não acontecerá outra vez”.
Será que alguém na Ryanair tem noção que muitos destes bloggers idiotas fazem parte do grupo de pessoas que compra bilhetes de avião na Internet? É absolutamente caricato.
Por último, Parabéns e Obrigado
Ao Imagens de Marca pelos seus cinco anos de existência e pela referência que é na informação relacionada com o mundo das marcas, publicidade, marketing e comunicação em Portugal. Foi com muita pena minha que não pude estar presente na celebração dos cinco anos de um programa que só por si é uma autêntica lição na construção de uma marca de referência: o conhecimento e a paixão pelo tema, um visual de qualidade e em sintonia com os tempos, e a capacidade de perceber e estabelecer uma relação profunda com o seu público. Os meus sinceros parabéns a Cristina Amaro e a toda a excelente equipa do Imagens de Marca.
Comentários (0)