16 de fevereiro de 2009

Opiniões que Marcam

A atenção ao cliente deveria ser o foco de qualquer empresa, e de qualquer empregado. Pôr o cliente como centro das suas operações e fazer que todos os colaboradores entendam que essa é a primeira prioridade na hora de captar e fidelizar clientes…mas infelizmente não é assim. Deveria ser assim sempre, mas  especialmente em momentos de crise, deverá  ser esta a forma de nos diferenciarmos dos nossos concorrentes,  atrair clientes e fideliza-los para sempre! transformar uma experiência de compra num momento agradável é eficaz e barato, pois depende essencialmente da atitude!


 


Desloquei-me a um conhecido supermercado pertencente a uma grande cadeia multinacional, em que desde sempre existe a imagem de se tratar de um supermercado premium.


 


A imagem premium foi criada por ser mais caro do que outros supermercados , está aberto até tarde, tem um surtido razoável, está numa zona conveniente, mas that´s it….! Também é sujo os empregados não são simpáticos, os frescos tem dias frescos e outros não. Os corredores são apertados, tem muitos cartazes escritos á mão no melhor estilo mercearia de bairro, sempre que lá vou por azar, o tempo de espera na caixa é de pelo menos 5 minutos… o serviço pós venda parece um escritório desarrumado de um negocio de vão de escada.


 


Mas infelizmente quando não tenho alternativa e necessito algo para o jantar , lá vou eu com a esperança que a experiência de compra seja “mais ou menos”….triste esta minha frase da expectativa ser baixa…


 


E assim aconteceu mais uma vez que no final de um dia complicado  de trabalho  tinha idealizado o meu momento de relax que é  fazer o jantar. Fiz um scanning mental  ao frigorifico e lembrei-me que para fazer o que me apetecia faltavam-me coentros! lá me desloquei ao dito supermercado dirigi-me a  zona da fruta e legumes  e talvez por ser já 8 da noite os legumes em geral e os coentros  em especial apresentavam-se com cara cansada, muito cansada … mas eu necessitava dos coentros para o jantar… sendo que se havia  um cartaz com o preço do quilo, cortei um canto melhorzito de um molho de coentros, comprei fruta e lá me dirigi a caixa de pagamento ….5 minutos de espera….habitual…quando chegou a minha vez a menina da caixa não conseguia que a maquina lhe registasse os coentros, pois pesavam 10 gr. E o valor era de 0,07 euros. Talvez a máquina esteja programada para valores acima, pensei eu…mas a menina insistia e tentava que a maquina registasse….


 


Após 5 tentativas, eu pedi-lhe que registasse á mão, mas ela respondeu  que isso não podia ser… pedi então  que me oferecesse os coentros…mas também não podia…chamou a colega da caixa em frente e também não! as pessoas na fila  esboçavam sorrisos de descrédito  perante o que estava a acontecer …. Certamente que o tempo de todas as pessoas envolvidas no processo já superavam os 0,07 euros…Veio a encarregada e também não! Para meu espanto o peso mínimo era 100g … que nada dizia no cartaz…por isso perguntei então como fazíamos, registava á mão oferecia-me os coentros… á resposta foi de que teria  que voltar ao linear e apanhar no mínimo 100gr… perante a minha cara de pasmo virou costas e foi-se embora. Atrás de mim já estavam mais de 7 pessoas á espera, o que significava que teriam que esperar que eu fosse voltasse com os 100gr. Para serem atendidos, mas esse pormenor para a encarregada da loja é irrelevante…


 


No final já percebemos que a satisfação do cliente não deve fazer parte das suas funções… lá me vim embora, zangada pela triste experiência e sem os coentros…. registei os nomes das senhoras para fazer uma reclamação… alterei  a ementa…e jurei  que não voltava lá… mas será que não volto?… quem me compensa por este desagradável momento?


 


Nestes tempos em que o emprego é um bem escasso, uma das formas de o mantermos é contribuirmos ainda mais para que a nossa empresa tenha êxito e crescimento!

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