11 de fevereiro de 2009

Opiniões que Marcam

5 anos de Imagens de Marca (na SIC Noticias), marcaram a festa em Unhais da Serra. Aí ouvi desde lamentos de directores de órgão de comunicação social, como: “perdi 70% de publicidade face a igual período do ano passado” a “este ano nenhum director de marketing ou gestor de marca vai correr o risco de ausentar para um congresso durante dois dias sobre risco de ao regressar o seu lugar estar ocupado”. O que antes era entendido como valorização profissional e uma vantagem para a empresa, hoje é considerado desperdício de tempo.



Mas também ouvi o contrário. 5 anos sempre a crescer. Como programa, como produtora. Novos investimentos. Novas ideias de negócio. Pessimismo? Porquê? O que esgotaram foram determinados modelos de negócio e de associativismo. A legislação prepara-se para acompanhar essa mudança. Hoje, legalmente, já se fala menos em publicidade. Fala-se em comunicações comerciais. A comunicação e o modelo económico mudou.



A utilização de modelos femininas para vender automóveis ainda se usa. Basta ver a ultima Feira Internacional. Mas depois dizem que já não se vende(m). Ou que se tem prejuízos, a serem suportados por quem fez uma gestão correcta e eficaz. Quantas comunicações comerciais, por mero exemplo, de veículos automóveis se destinaram, em exclusivo, a um target feminino? Não me refiro aos pequenos utilitários ou classes semelhantes. Refiro-me a veículos destinados às classes com poder económico. Hoje, grande parte das mulheres já não adquirem carros apenas para levar os filhos à escola ou ir ao supermercado.



Hoje, precisam de estar em várias reuniões, deslocarem-se pelo País e a ainda regressaram a tempo de buscarem os filhos da escola. Precisam de um comunicação comercial de um veiculo que transmita uma imagem de sucesso empresarial.



Quantos patrocínios são de pequenas tertúlias ou de fidelização de pequenos grupos de ideias ou programas sectoriais? Perguntem -se…Lembram-se de 3 campanhas publicitárias que passaram ontem nos canais abertos? E faz sentido investir dessa forma face, designadamente ao controlo da ERC e da CACMEP? Investimento sem retorno e coimas elevadas.



Falem de crise nas comunicações comerciais quando novos grupos aparecem e se afirmam no mercado com novas ideias. Falem em crise quando projectos editoriais convidam humoristas para os dirigir. Como se o que precisamos neste momento é de ler/ouvir da comunicação social uma boa piada.



O que precisamos é de repensar modelos gastos e reparar nos exemplos de sucesso. Parabéns Cristina Amaro e equipa. Parabéns Imagens de Marca por 5 anos na SIC Noticias. Pensamos Direito?


 



 

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.