Embora o Networking seja uma actividade intrínseca ao próprio homem enquanto ser social e, por consequência ancestral; as tecnologias, o ambiente e o modo de o fazer tem mudado significativamente.
Foi nesse contexto que, procurando obter mais informação sobre o networking empresarial, encontrei o livro de Liz Lynch, “Smart Networking” .
Trata-se de um livro onde é proposto um plano que contribuirá para “atrair automaticamente” à rede de contactos, pessoas relevantes (segundo os nossos objectivos) que se queiram relacionar connosco e para quem somos também relevantes; facilitando assim a troca mútua de ajudas. Este “automatismo” é sustentado pela Network Gravity.
Um pouco á semelhança do Universo, onde as distâncias/relações entre elementos (planetas, estrelas, etc) é determinada pela força resultante da massa de cada elemento; também a Network Gravity é a força que determinará a construção da rede de contactos, facilitando ou dificultando a relação com pessoas relevantes para os nossos objectivos; sendo a massa que a gera:
• Uma ampla e efectiva partilha das nossas competências;
• Uma ideia clara sobre quem são as pessoas que queremos atrair e quais os locais que frequentam;
• O desenvolvimento de fortíssimas competências de comunicação interpessoal;
• O desenvolvimento e exposição, através de um adequado posicionamento, do perfil pessoal e profissional por forma a atrair o máximo de pessoas pretendidas;
• O desenvolvimento de um conjunto de actividades que permitam estar no top-of-mind das pessoas relevantes
Para a implementação da Smart Networking são propostas um conjunto de ferramentas que começam, obviamente, pelos contactos pessoais; mas em minha opinião, uma parte do valor acrescentado do livro está no conteúdo relativo a variadíssimas ferramentas da Web 2.0, incluindo uma análise de vários sites e do mix de utilização dos mesmos para o efeito.
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