Recentemente foi comunicado pela Portugal Telecom, a entidade que é responsável pela instalação de toda a infra-estrutura de rede necessária para cobrir o País, que o início das emissões da TDT em Portugal será a 29 de Abril deste ano. Por decisão da Comissão Europeia, o actual sinal analógico irá ser desligado até 2012 (switch-off), pelo que a partir dessa data apenas o sinal digital (TDT) irá ser transmitido. As previsões são no entanto que até ao final do ano, cerca de 80% da população possa começar a utilizar esta tecnologia.
A TDT permite uma utilização mais eficiente do espectro permitindo assim, que este venha a ser aproveitado para outro tipo de serviços de comunicações electrónicas, ou mesmo para o incremento da própria oferta de televisão (ao nível do n.º de programas, com a disponibilização de um 5º canal gratuito, para além dos 4 actuais e de um canal em HD partilhado pelos operadores), reforço da qualidade da mesma (televisão de alta definição fruto sobretudo da natureza digital do sinal, com a possibilidade de som dolby digital por exemplo) e introdução de novas funcionalidades avançadas de utilização da televisão ao nível da mobilidade e interactividade (como sejam guias electrónicos de programação – EPG, serviços avançados de informação e outros serviços interactivos).
O lançamento da TDT em Portugal, vem garantir uma melhor qualidade e experiência de televisão de TV à população portuguesa que ainda não tem, ou não pode ter, televisão por subscrição (actualmente cerca de 60% dos portugueses). Como referido no site da ANACOM sobre a matéria: “A televisão torna-se, assim, uma porta aberta para a multiplicação de ofertas, muito para além dos serviços convencionais, respondendo, por esta via, ao desenvolvimento da sociedade da informação e possibilitando uma maior escolha para o consumidor e fomentando a concorrência.”
Esta possibilidade de escolher o conteúdo que o consumidor quer ver, quando quer ver, (já comum em plataformas como o Meo), promove variadíssimas transformações na forma como os espectadores recebem publicidade em TV. É expectável portanto que se venha a assistir no curto prazo a uma procura por formatos inovadores e alternativos de publicidade que tirem maior partido da interactividade e qualidade que a TDT trará para todos os Portugueses.
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