13 de janeiro de 2009

Opiniões que Marcam

Em alturas de crise de sociedade, como aquela em que rapidamente mergulhámos (muito ajudados pelos apóstolos da desgraça que levaram as nossas expectativas “para baixo” em poucos meses) a indústria do entretenimento tem feito surgir um fenómeno recorrente, habilmente criado para que ultrapassemos os nossos medos e frustrações e descarreguemos a nossa raiva: a moda dos filmes-catástrofe.



Estas grandes realizações atraem-nos às salas escuras onde podemos encontrar todos os  bodes expiatórios da nossa imaginação, sob forma de monstros, de extra-terrestres ou de acidentes que ameaçam o Planeta e que têm o ponto comum de escapar sempre ao nosso controle, mas que nos confortam durante 2 horas e – graças ao mecanismo do “fim feliz” – nos fazem chegar à mesma conclusão: as coisas podiam ser bem piores do que são na realidade.



Foi assim após a Grande Depressão de 1929 com o primeiro (e verdadeiro) King Kong, repetiu-se depois na crise de 1973 com filmes como Terramoto ou a Torre Infernal e voltou nos anos 2000 com os remakes do Batman, do Homem-Aranha ou do (falhado) King Kong.



A indústria do Cinema percebeu sempre o poder de catarse que pode operar na opinião pública, oferecendo-lhe efémera felicidade.



O consumidor destes tempos de contenção, austeridade e desencanto que (parece que) vamos atravessar,  vai procurar a mesma coisa. A felicidade, não forçosamente através do consumo desenfreado como o conhecemos (desde os anos 80), mas através de formas alternativas de realização.



O regresso às origens, a maneiras mais “económicas” de se encontrar a si próprio mas sem abdicar de afirmar o seu estatuto, o consumo mais inteligente (mais low-cost também, abençoadas Easy-Jets, Skodas e Ikeas!) e mais “socialmente responsável” (que oportunidade para limparmos a nossa consciência…), serão tendências incontornáveis em 2009.



Vencerão as Marcas que souberem perceber como proporcionar felicidade neste novo contexto e oferecer um “Fim Feliz” aos novos consumidores.


 

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