5 de janeiro de 2009

Opiniões que Marcam

 


2009 será seguramente um ano repleto de desafios e mudanças… tal como têm sido os anos que já passaram e certamente serão os que aí vêm. Afinal todos os anos temos os mesmos 365 dias (com um dia de bónus de 4 em 4 anos) para aproveitar as oportunidades que nos surgem e pelo que ouvi dizer este ano não será diferente (terá alegadamente 365 dias).


 


Tentar antecipar o futuro é sempre importante para melhor prepararmos as nossas empresas, é um exercício que, na Internet, fazemos muitas vezes ao longo do ano procurando acompanhar a grande volatilidade do mercado. Algumas das principais tendências para a internet em 2009:


 


1. Mobile


O consumo de internet através do telemóvel continuará a cresce a grande ritmo em 2009, impulsionado pelos melhor qualidade do conteúdo disponibilizado, pelos menores custos de acesso e pelos novos equipamentos cada vez melhor preparados para aceder à internet;


 


2. Vídeo


Tal como no mundo offline, o conteúdo de vídeo ultrapassará finalmente o conteúdo escrito. Com a forte entrada dos produtores de conteúdos (vd exemplo do Hulu), a redução dos preços do equipamento de captação e edição de vídeo e o aumento continuado da largura de banda em casa das pessoas, consumiremos cada vez mais conteúdos em vídeo na internet em 2009;


 


3. Geo-referenciação 


A possibilidade tecnológica de servir conteúdos com base na localização do internauta (seja por acesso ADSL, telemóvel ou Meo) é já uma realidade e a grande utilidade desta ferramenta para os consumidores (consultarem o trânsito, o tempo, a agenda culturas, as farmácias, etc perto de casa ou do sitio onde estão naquele preciso momento) levará a um grande salto na sua utilização;


 


4. Hiper-Local


Associado à geo-referenciação surge um fenómeno que já dá cartas um pouco por todo o mundo de enfoque em conteúdos específicos a determinadas comunidades e produzidos, na sua grande maioria, por essas mesmas comunidades;


 


5. Convergência online-offline


A “desvirtualização” das relações deverá ser uma tendência em 2009, com o online a alavancar as relações offline e a aumentar o efeito tribal nas comunidades;


 


6. Crowdsourcing


Uma das principais tendências de social media para 2009, fruto dos tempos mais apertados, será a prática em larga escala de crowdsourcing, que utilizando o conceito de outsourcing coloca na internet pedidos de tarefas ou projectos empresariais abertos à comunidade;


 


7. Eficiência e produtividade


Com a multiplicidade de conteúdos que são hoje criados na internet e o contínuo aparecimento de fontes credíveis de informação a necessidade de filtragem é cada vez maior. Este filtro será feito de duas formas: recorrendo a programas como o filtrbox que ajudam grandemente a gerir de forma automática a informação que recebemos, e apostando em sites agregadores com uma forte componente de edição que consigam rapidamente separar o trigo do joio;


 


8. Behavioral targeting


Com a evolução tecnológica, nomeadamente em termos de capacidade de processamento em real time, 2009 será o ano de afirmação do behavioral targeting (recolha e utilização de informação sobre o comportamento de navegação dos utilizadores – páginas visitadas ou pesquisas realizadas – para oferecer publicidade que à partida será mais relevante e de acordo com os interesses dos utilizadores). A oferta de publicidade mais dirigida não só melhora a experiência do utilizador como traduz-se em taxas de conversão mais elevadas para os anunciantes e é por isso valorizada a preços mais elevados (Ex.:  apesar de um indivíduo masculino, da classe A corresponder ao target da Mercedes, a sua atenção a uma campanha da marca será maior se naquele momento estiver a pesquisar online para comprar um carro);


 


9. Multiplataforma


O anytime, anywhere será acompanhado do “….with any device”. Já não é só o telemóvel que permite o acesso à internet e a tendência de consumo será no sentido de consultarmos conteúdos e serviços online através dos vários devices que a cada dia que passa se ligam à internet (desde a televisão, a touch screens, outdoors, mupis, electrodomésticos, sistemas de GPS, o chumby, entre muitos outros);


 


10. Web 3.0


A Web Semântica é vista como a progressão da Web tal como a conhecemos. É uma evolução em relação à World Wide Web que permite uma maior eficiência na qualidade dos resultados obtidos em termos de pesquisa de toda a informação disponível na internet, cada vez em maior quantidade e complexidade. Esta eficiência é conseguida através de princípios de estrutura que permitem uma maior inteligência na catalogação de todo o conteúdo disponível e em 2009 já começaremos a sentir alguns progressos nesta área.


 


 

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.