1. “Mais por menos” – Os consumidores exigem cada vez mais, querendo um valor acrescentado superior pelo que pagam para obter os produtos ou os serviços.
2. “Me-marketing” – Consumidores exigem e valorizam “um” marketing, uma oferta, uma comunicação personalizada, para si relevante e adequada às suas reais necessidades e interesses e ao grupo em que se integram (lifestyle).
3. “Digital, portátil, miniaturizado” – O acesso à informação, ao entretenimento, em qualquer lugar, a toda a hora, em qualquer suporte. O consumidor exige uma integração, coerência e disponibilidade de informação,
4. “Accountable” – Avaliação de cada acção de marketing, em termos previsionais e depois da acção decorrida, quanto aos seus efeitos e resultados.
5. “No–SPAM” – Os consumidores tendem a rejeitar as mensagens que lhes não são directamente dirigidas e que não são relevantes, qualquer que seja o meio utilizado.
6. “Relationship Loyalty Branding” – Os consumidores fidelizam-se a estilos de vida, a “ambientes” com os quais se identificam, a marcas. O investimento nas relações tem de passar pelo conhecimento aprofundado do consumidor e pela relação individualizada.
7. Experiencial e Divertido – A comunicação assumir-se-á, cada vez mais, como experiencial. O “tryvertising”assumirá um papel mais relevante.
8. “Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade” – As marcas intensificam a adopção de estratégias privilegiando a cidadania e a eficiência eco-ambiental.
9. “Networks sociais” - A interacção o seio dos grupos tende a aumentar e a ganhar relevância como forma de aproximação e afinidade. As marcas continuarão a aproximar-se desses grupos de forma a melhor penetrar os seus alvos.
10. “Reorganização da função marketing” – O marketing começa a invadir todos os departamentos empresariais, provocando reformulações organizativas e criando novas áreas de especialidade.
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