Recentemente assisti a grande conferência de encerramento do congresso da APDC (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Telecomunicações). Não que esteja ligada ao sector das telecomunicações mas o tema da conferência interessava-me, era sobre sustentabilidade, mais precisamente sobre as TIC´s e a sua contribuição para o ambiente e alterações climáticas.
Saí um pouco frustrada e desiludida com alguns dos oradores que, usaram o seus 15 minutos de tempo de antena a fazer papel de vítimas, sem que, em momento algum se focasem no tema do congresso, fiquei sem saber como as suas empresas olham para o tema das alterações climáticas e contribuem para o mesmo.
Queixaram-se da dificuldade de competir no contexto actual, do governo e do operador histórico… em resumo: falta de foco, visão e ambição, não transmitindo um postura de liders das suas empresas aos mais de 1000 assistentes… Não se Lidera nem se inspiram “tropas” assim… não se leva um país para a frente desta maneira.
Quem não consegue competir cá dentro aventure-se e mostre a sua raça lá fora! o mundo é muito grande para ficarmos confinados a este cantinho a beira-mar plantado onde não existe espaço suficiente para todos. Somos 10 milhões de habitantes, com um rendimento “per capita” menor que na vizinha Catalunha e estão todos a tentar concorrer para o mesmo bolo, por que não ir concorrer lá fora? Que lhes impede? Lá fora não estão os bloqueadores do operador histórico nem o governo Português….
Unicamente o presidente da PT utilizou os seus 15 minutos para fazer uma apresentação sobre o tema do congresso. Pelo menos não perdi o meu tempo, um discurso objectivo, focado na temática do congresso e transmitindo uma saudável ambição.
Também foi uma agradável surpresa o presidente da ONI que apesar de não ter tocado no tema do congresso fez um discurso aspiracional, positivo e de ambição de onde retive a seguinte frase “somos donos do nosso futuro e não vítimas do contexto actual”… fica a deixa.
Comentários (0)