4 de dezembro de 2008

Opiniões que Marcam


E se pudéssemos oferecer a cada consumidor exactamente o que ele procura? Num mercado saturado de “ruído” publicitário, onde cada vez mais é complicado passar a mensagem que se pretende e captar a atenção do nosso target, torna-se crítico conhecer em maior detalhe os nossos consumidores Quem são, o que lhes interessa, o que os motiva verdadeiramente, o que procuram em cada momento e em que circunstâncias… Não é de estranhar portanto, os avultados investimentos realizados pelas empresas e agências em estudos de mercado com o intuito de conhecer cada vez melhor os hábitos de consumo dos seus consumidores.


 


Na senda deste conhecimento, terminologias como a Web 3.0, marketing por influência social, reputação digital ou behavioral targeting (marketing comportamental), começam já a fazer parte do vocabulário de muitos marketeers enquanto parte de uma estratégia de comunicação mais segmentada e eficiente, em oposição a estratégias puras de mass market.


 


O behavioral targeting recolhe e utiliza informação sobre o comportamento de navegação dos utilizadores (páginas visitadas ou pesquisas realizadas) para oferecer publicidade que à partida será mais relevante e de acordo com os interesses dos utilizadores. A oferta de publicidade mais targeted não só melhora a experiência do utilizador como traduz-se em taxas de conversão mais elevadas para os anunciantes. Por exemplo: apesar de um indivíduo masculino, da classe A corresponder ao target da Mercedes para muitos dos seus modelos, a sua atenção a uma campanha da marca será tanto maior se naquele preciso momento estiver a pesquisar online para comprar um carro.


 


O objectivo é enviar a mensagem apropriada a cada utilizador que esteja naquele momento no mercado, em função do target e consoante a fase em que se encontra no ciclo de venda do produto, aumentando a eficiência e rentabilidade do investimento publicitário. É evidente que a probabilidade de compra de um utilizador que demonstre interesse em determinado produto ou serviço é muito superior à de um utilizador que nunca tenha manifestado esse interesse. Por outro lado, conhecendo as características comportamentais dos clientes mais interessados, facilmente se consegue definir mensagens que podem atrair novos clientes com o mesmo perfil.


 


A constante e sistemática monitorização dos comportamentos dos consumidores pode ser aplicada a múltiplas dimensões: das operações ao planeamento de comunicação. Assim como enquadrada estrategicamente em qualquer uma das fases do ciclo de compra do produto: reconhecimento da necessidade, recolha de informação, avaliação e comparação e decisão de compra.


 


Independentemente do objectivo de comunicação, o behavioral targeting é uma componente cada vez mais relevante no plano de comunicação, criando um layer adicional de contextualização, fundamental para uma maior eficiência das campanhas.


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