28 de novembro de 2008

Opiniões que Marcam

Se as relações cliente/agência são um factor determinante no sucesso de uma marca, na boa reputação de uma empresa e, em última instância na criação de valor para o negócio, é importante que ambos cuidem dessa relação. E uma das formas de cuidar da relação passa, entre variadíssimos outros aspectos, por avaliar todas as questões relacionadas com a remuneração do trabalho que é desenvolvido por esses tão importantes parceiros. Neste contexto, o conhecimento e a compreensão do tema da remuneração das agências de publicidade e de meios, assume uma relevância central na saúde da relação entre os anunciantes e as suas agências.


 


A APAN em colaboração com a Advertising Research Consortium (ARC) lançaram recentemente o relatório do primeiro estudo realizado em Portugal sobre “Remuneração de Agências”, como resposta a uma necessidade sentida pelos anunciantes, na procura daquele que é, ou pode ser, o «preço justo» – ajustado ao Valor que representam os serviços prestados pelas suas agências.


 


Este estudo, que integra comparações com a situação noutros países europeus considerados referências-padrão, é um relatório rigoroso e pormenorizado sobre a forma como os clientes remuneram as suas agências em Portugal, apresentando não apenas a situação actual como as novas tendências do mercado. Para além de trazer uma nova perspectiva qualitativa e também prospectiva sobre a relação entre os anunciantes e as agências, identifica as características e critérios que influem nos diferentes níveis de remuneração, o que terá um efeito catalisador para futuras mudanças nas práticas da indústria.


 


“Remuneração de Agências” é o resultado de um desafio muito ambicioso para a APAN, em associação com a ARC, através de Jonathan Lace, um experiente investigador nesta área. O produto final permite-nos ter acesso a informação que é indispensável quer aos anunciantes quer ás agências de publicidade e de media, dando a conhecer as práticas comuns e actuais de remuneração, aquilo que os anunciantes estão a procurar mudar e as razões que os levam a essas potenciais alterações. 


 


Para a APAN, enquanto representante dos anunciantes em Portugal, este estudo tem um grande significado porquanto representa disponibilizar aos seus associados e aos seus parceiros uma ferramenta que permita melhorar e cuidar dessa relação. É a resposta que procurámos dar às muitas questões que sabemos se colocam a anunciantes e agências: Que padrões são utilizados? De que forma? Como trabalham outras empresas? De que modo poderemos encontrar soluções mutuamente benéficas?


 


O interesse por parte de anunciantes e agências em conhecer o resultado deste estudo é revelador da verdadeira importância que ambos dão a este tema e, acima de tudo, da importância que dão em conhecer os principais critérios para uma avaliação e monitorização rigorosos da relação que os une.


 


A APAN considera que, com esta iniciativa, deu um importante contributo para um melhor entendimento e compreensão daquilo que une e separa os anunciantes e as agências em matéria de remuneração dos serviços prestados.

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