20 de novembro de 2008

Opiniões que Marcam

 


A comunicação exterior, sobretudo aquela que é utilizada nas grandes cidades, está a evoluir para um novo paradigma, no qual se aplica uma visão integrada entre os interesses das pessoas, dos municípios e das empresas. Aquele tipo de suporte publicitário, geralmente utilizado pelas marcas por forma a promover as suas mensagens junto do público, começa a ser mais do que uma simples ferramenta comercial para as empresas.


 


Através de um modelo abrangente, outras partes começam a vislumbrar mais valias na comunicação exterior, fazendo desta um vector de dinamização nas cidades e um factor de socialização. Pessoas e municípios encontraram lugar nesta equação, partilhando com as empresas os benefícios que se podem usufruir através da comunicação exterior.


 


No entanto, a integração entre empresas, municípios e pessoas só é possível se existir uma plataforma que permita dinamizar e harmonizar os interesses destas três partes. E é aqui que a JCDecaux aparece enquanto entidade incentivadora e facilitadora.


 


Através da sua experiência e know-how, a JCDecaux encontrou na comunicação exterior uma oportunidade de servir os interesses das cidades portuguesas e dos seus cidadãos, ao mesmo tempo que executa o seu “core business” junto das empresas que querem veicular as mensagens, seja através de painéis, telas, faixas, ou outros suportes.


 


É precisamente na reabilitação urbana que a JCDecaux tem actuado de forma mais enérgica, ao aliar as necessidades das Câmaras e dos seus habitantes com as estratégias de comunicação das empresas.


 


Por exemplo, ao propor a uma Câmara Municipal um projecto que minimize o impacto visual de um prédio em ruínas ou de umas obras em progresso, a JCDecaux está a contribuir para uma melhoria da qualidade de vida das pessoas que por aqueles locais circulam. Ao mesmo tempo, as marcas veiculam as suas mensagens através dos respectivos suportes e o Município encaixa receitas, que tanta falta fazem para resolver os problemas da cidade. 


 


Tal modelo está a ser aplicado, por exemplo, em Almada, onde a JCDecaux, em parceria com os autarcas locais e com a Samsung, se propôs a iluminar de forma inédita o Cristo-Rei, numa operação que permitirá ao Município financiar as iluminações de Natal das ruas almadenses.


 


Porém, é no Porto onde esta cooperação entre a JCDecaux, municípios e empresas tem tido maior expressão. A Câmara daquela cidade tem-se mostrado muito receptiva a este tipo de iniciativas, estando inclusive neste momento o edifício dos Paços do Concelho coberto com uma faixa da Optimus, enquanto se procede uma intervenção no mesmo. Também a Câmara de Lisboa tem demonstrado estar em consonância com o novo paradigma que a JCDecaux tanto preza no sentido de contribuir para a reabilitação urbana.


 


Por isso, esperamos que outras Câmaras Municipais no país sigam o exemplo e estejam sensibilizadas para os benefícios deste tipo de cooperação no âmbito da reabilitação urbana. Porque, trata-se, efectivamente, de um modelo onde todos têm a ganhar.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
1 votos
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.