19 de novembro de 2008

Opiniões que Marcam

 


A 30 de Setembro Diogo Anahory e José Carlos Bomtempo publicaram nesta rubrica um sketch com o titulo “O consumidor não fala assim…mas algumas marcas sim” Era uma critica sarcástica à má publicidade. Aquela a que nenhum autodenominado “bom marketer'” ou criativo da praça quer estar associado…


Convido-vos a ver, pois dava que pensar! Efectivamente os marketers, os accounts, os criativos e as agências em geral, fogem dos anúncios básicos, pouco aspiracionais, aqueles que teríamos vergonha de dizer “este anúncio fui eu que fiz“! Aqueles anúncios que nunca ganharam, nem nunca vão ganhar um leão em Cannes… No entanto aqueles anúncios que adoramos e que enchem páginas de jornais pela sua originalidade e brilhantismo muitas vezes não vendem o produto para que foram feitos! …e ao olhar para alguns anúncios que detestamos e constatar os excelentes resultados de vendas, fico a pensar se não deveriam ser esses os anúncios que deveríamos fazer?


Um claro exemplo é o 'fiel mordomo Ambrósio e a sua Madame’ fiéis ao serviço da Ferrero, que ano após ano reaparecem na altura do Natal. O Ambrósio persegue-me ano após ano… e cada vez que reaparece obriga-me a debater comigo mesma a minha capacidade de avaliar boa e má publicidade.


Afinal a publicidade serve para vender! …e, visto de uma forma simplista, boa publicidade é aquela que ajuda a construir uma marca e a vender os seus produtos!


Leio livros e livros a dizer que a boa publicidade deve surpreender, ser aspiracional, utilizar novos meios…. enfim, aparentemente tudo ao contrario do que a Ferrero faz! …mas a Ferrero continua a crescer e a dar dores de cabeça ao resto da indústria dos chocolates. E certamente este Natal não será diferente.


A capacidade de execução no ponto de venda também é invejável, e certamente também uma das chaves para o êxito! Os expositores excelentemente espalhados pelos corredores dos supermercados, até naqueles em que na sua política de exposição não permite extra display… mas que só lhes é permitido por garantirem a  rápida rotação e rentabilização do espaço que ocupam. O Ambrósio e a sua madame foram e continuam a ser, desde que me lembro, a fórmula repetitiva que ajudou a construir a marca.


Afinal o que é boa publicidade?

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