11 de novembro de 2008

Opiniões que Marcam

Do ponto de vista jurídico uma marca é um nome ou um sinal que serve para distinguir os produtos ou serviços de uma empresa dos de outras empresas. O marketing tem, no entanto, um entendimento bem mais lato daquilo que é uma marca. É nesse sentido amplo que podemos afirmar que Luís Figo, Cristiano Ronaldo ou José Mourinho podem ser encarados como marcas – isto para nos restringirmos ao mundo do futebol. Da mesma maneira que cada um de nós – seja Maria, Isabel, Manuel ou Joaquim – tem também a sua marca.


 


A questão é: como valorizar a nossa marca pessoal? Ficam aqui três sugestões.


 


Torne-se conhecido


Eleja os seus públicos-alvo – potenciais empregadores, clientes, etc. – e torne-se conhecido. Esteja presente nesses “mercados”, faça networking e, principalmente, não se enfie no escritório ou em casa. Por outras palavras, defina uma estratégia de comunicação adequada aos seus targets.


 


Crie uma imagem positiva


Não basta ser conhecido – é preciso que o seja por boas razões. Para isso, defina o seu próprio posicionamento. Quer ser conhecido como? Pelas suas competências técnicas? Por ser um bom relações públicas? Pela capacidade de liderança? Aposte em algo que o distinga dos outros – mas que corresponda efectivamente às suas competências. Tentar passar uma imagem daquilo que não é vai trazer-lhe certamente problemas a prazo.


 


Crie laços fortes


Por último, há que criar laços fortes com aqueles que elegeu como públicos-alvo da sua marca pessoal. Esses laços podem decorrer do seu poder institucional/organizacional (que tem a ver, por exemplo, com a sua posição hierárquica) mas é mais importante que resulte das suas competências. O poder não está em mandar mas em ser obedecido. E não é só poder. É também capacidade para envolver os outros nos seus projectos. Nesse sentido, alguma capacidade para gerir relações, designadamente com alguma dose de emoção, não será certamente descabida.


 


Em suma, se fizer tudo isto não garanto que a sua pessoa se torne numa marca valiosa. Mas de certeza que para lá caminha.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelasCarlos Brito, Prof. de Marketing da Faculdade de Economia do Porto

">
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.