Estamos saturados de elogios a campanha eleitoral de Obama
Barack Obama foi considerado o marketer do ano, por centenas de agentes do sector do marketing norte-americano na votação que decorreu na conferência anual da associação de anunciantes dos EUA. Na votação, Obama ficou à frente de marcas como a Apple e a Nike.
“Barack Obama é as três coisas que quer de uma marca: Novo, diferente e atraente”, diz Keith Reinhard, presidente emérito do conselho de administração da agência DDB Worldwide. “Simplicidade, relevância e consistência”, diz Al Ries.
Obama teve sua maior força entre os jovens de 18 a 29 anos, aqueles que os anunciantes cobiçam, a legião conhecida como geração Y. Eles são negros, brancos, amarelos e dos mais variados tons, mas o que compartilham novos meios, redes sociais on-line, rejeição por argumentos de venda que vêm de cima para baixo une-os mais do que os separam as barreiras étnicas tradicionais.
Alem dos intangíveis de genuinidade, empatia e credibilidade que respira em cada presença, Obama utilizou ferramentas de marketing contemporâneas e bastante amigáveis, para ganhar ainda mais fiéis e fanáticos, transformou o que é política em um jogo diferente nada de chocante para esta nova geração.
A promoção da marca Obama é um case-study sobre para onde o mercado se dirige, seu reconhecimento do desejo por produtos autênticos e seu entendimento da necessidade de uma nova imagem global são valiosos sinais para profissionais de marketing de toda parte. Ele foi além da identidade política tradicional. Sua receptividade à maneira como os consumidores se comunicam uns com os outros a través de uma excelente utilização das possibilidades que a WEB nos oferece como nunca tinha sido visto em politica, digno das melhores campanhas que temos visto realizadas por marcas na web. Desde o início que a sua campanha utilizou muito eficazmente as ferramentas da Internet, utilizou tecnologias bastante inovadoras, uma aplicação de metodologias de busca implacável, anunciou o vice-presidente através de sms. E foi também o primeiro candidato a pôr anúncios nos videojogos.
Um excelente exemplo para todos os marketers de que as regras de marketing de toda a vida continuam a ser as mesmas mas a forma de executar e a importância da excelência da implementação é que mudou.
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