5 de novembro de 2008

Opiniões que Marcam


Embora ainda pouco conhecido em Portugal, o potencial da utilização de serviços de Social Networking como o Hi5, o MySpace ou o Facebook, em campanhas de marketing e publicidade é já reconhecido e utilizado por algumas das principais marcas internacionais. De facto, com um elevado reach, estes serviços atraiem cada vez mais audiências principalmente em targets mais jovens que têm vindo a mudar os hábitos de consumo de conteúdos, com a substituição de canais mais tradicionais por este tipo de serviços online.


 


O Hi5, principal player do mercado conta actualmente com cerca de 2,5 milhões de utilizadores registados só no nosso País, com um reach de cerca de 70% nas faixas etárias mais jovens. Não admira portanto que quando chegou o momento de pensar na campanha de lançamento do novo Ford Fiesta, especialmente endereçado a um segmento mais jovem, a marca e a sua agência, tenham decidido apostar numa campanha inovadora e pioneira a nível mundial que incluísse a presença no Hi5. Mais do que estar presente onde o seu target está, o objectivo desta campanha era reposicionar a marca, rejuvenescendo a sua imagem através da aposta num meio inovador e proporcionando um maior engagement com o produto.


 


O modelo da campanha baseou-se num reality show exclusivamente online que implicava a realização de 4 desafios na vida real com um enorme efeito viral associado. O vencedor do reality show e de um Ford Fiesta, seria o participante que atingisse maior popularidade e actividade ao longo das oito semanas da campanha. Para seleccionar os 5 participantes e 20 substitutos, foi realizado um casting a nível nacional que contou com a presença de 6500 pessoas em apenas duas semanas. Todo o conteúdo produzido pelos participantes e apoiantes foi disponibilizado online no perfil do Hi5 criado para o efeito, no site oficial do reality show e no mobile, proporcionando uma experiência multiplataforma, cada vez mais característica deste segmento.


 


Os números expressam bem o sucesso da campanha: mais de 1.000.000 de visualizações de vídeos, 20.000 visitas ao perfil do Hi5, 17.000 comentários ao perfil e 5.000 pedidos de amizade. O perfil dos Ícones no Hi5 tornou-se mesmo das páginas com maior tráfego a nível internacional. Os efeitos da campanha não se fizeram sentir apenas no online, com o número de pedidos de test-drives a aumentar consideravelmente, antes mesmo do lançamento da campanha de mass media.


 


Este é claramente um exemplo de sucesso de uma acção de comunicação totalmente pioneira na internet, multiplataforma, (já mencionado inclusive na revista Internacional Fortune), mas que não se esgota neste modelo e neste target.

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