Um país é uma marca colectiva, um agregado de todas as marcas que resultam da sua história, da sua cultura, da sua geografia.
Portugal – com 866 anos de experiência, 92 080 km2 de terra e uma eternidade de mar – é um país muito rico neste tipo de marcas. Contudo, a maior parte delas permanecem esquecidas, adormecidas ou, simplesmente, são negligenciadas.
As marcas que Portugal tem espalhadas um pouco por todo o país, são os tesouros da nossa economia, que os nossos antepassados nos deixaram como legado da sua inteligência
No Imagens de Marca Regiões, o que proponho é que, mensalmente, vejamos com os olhos do futuro as heranças do nosso passado; Que com os olhos do marketing, do mundo contemporâneo das marcas, vejamos como podemos transformar as marcas da nossa história, em marcas da nossa prosperidade e do nosso futuro.
Portugal será tão próspero quanto a capacidade que tivermos de recuperar, recontextualizar, modernizar as nossas riquezas endógenas. O desafio consiste em fazer desta nossa geografia sexy, desta nossa história improvável, desta nossa cultura do tamanho do mundo, uma grande marca de Portugal.
É urgente travar a depreciação da nossa história e terminar, definitivamente, com os saldos da nossa memória.
As armas para o fazer são as de sempre: o optimismo e a imaginação, sempre e cada vez mais a imaginação.
Espero que, como eu, se rendam ao desafio deste país genial; um país-lugar de geografias múltiplas, onde o segredo do sucesso, hoje como ontem, está em sermos capazes de sonhar um Portugal Maior, uma grande marca, um Portugal Genial.
Comentários (0)