20 de outubro de 2008

Opiniões que Marcam

危机(weiji)


 


Weiji – Possivelmente nenhum outro termo chinês teve até hoje uma análise tão profunda na gestão contemporânea.


 


Os ocidentais estão agora a tentar descobrir em massa (na realidade já alguns o faziam antes), como devemos tirar partido desta interpretação.


 


Traduzido (erradamente) como “crise”, é na nossa língua a palavra mais escrita e falada nos dias que correm.


 


A seguir ao perigo (wei) segue-se a oportunidade (ji). Parece simples. Mas não é. Pois nós temos o dom de complicar!


 


Vamos então simplificar rapidamente e com uma ferramenta que já dominamos há muito.


 


Trata-se de uma ferramenta muito simples e eficaz. Talvez por isso tão pouco usada (pois gostamos é de coisas complicadas…).


 


Curiosamente teve origem (há pouco mais de meio século) na nação à qual atribuímos a responsabilidade deste caos financeiro.


 


Na verdade dá uso pleno ao “wei” e ao “ji”.


 


Junte-se os famosos “strengths” e o “weaknesses” e… voilá!


 


Análise SWOT


É talvez o voo de helicóptero que muitas marcas necessitam. Não nos deixemos levar apenas pelos modelos de análise micro, macro, ou de brand analisys. Os ventos são fortes e com sentidos imprevistos, resultado; há que estar pronto para tirar partido deles.


 


Chamemos-lhe… Oportunismo.

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