危机(weiji)
Weiji – Possivelmente nenhum outro termo chinês teve até hoje uma análise tão profunda na gestão contemporânea.
Os ocidentais estão agora a tentar descobrir em massa (na realidade já alguns o faziam antes), como devemos tirar partido desta interpretação.
Traduzido (erradamente) como “crise”, é na nossa língua a palavra mais escrita e falada nos dias que correm.
A seguir ao perigo (wei) segue-se a oportunidade (ji). Parece simples. Mas não é. Pois nós temos o dom de complicar!
Vamos então simplificar rapidamente e com uma ferramenta que já dominamos há muito.
Trata-se de uma ferramenta muito simples e eficaz. Talvez por isso tão pouco usada (pois gostamos é de coisas complicadas…).
Curiosamente teve origem (há pouco mais de meio século) na nação à qual atribuímos a responsabilidade deste caos financeiro.
Na verdade dá uso pleno ao “wei” e ao “ji”.
Junte-se os famosos “strengths” e o “weaknesses” e… voilá!
Análise SWOT
É talvez o voo de helicóptero que muitas marcas necessitam. Não nos deixemos levar apenas pelos modelos de análise micro, macro, ou de brand analisys. Os ventos são fortes e com sentidos imprevistos, resultado; há que estar pronto para tirar partido deles.
Chamemos-lhe… Oportunismo.
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